Como Tornar-se Mais Empregável

Os empregadores querem ver outras conquistas, além de qualificações, e também querem garantir que você tenha as habilidades de empregabilidade certas para poder fazer o trabalho – como ser um bom comunicador, capacidade de trabalhar em equipe e ser capaz de resolver problemas. Uma atitude positiva, entusiasmo e adaptabilidade também são vistos como importantes, pois você terá muito a aprender quando começar seu primeiro trabalho.

Aqui estão dez dicas para ajudar a tornar-se mais empregável e se destacar da multidão:

1. Envolva-se na vida universitária

Se você gosta de esportes, ativismo, cultura, dança ou apenas sair e se divertir, sua universidade terá um clube ou sociedade só para você. Além de conhecer novas pessoas, você pode aprender novas habilidades, principalmente se estiver envolvido na organização de eventos ou assumir um papel de liderança na sociedade.

2. Peça aconselhamento profissional às carreiras

Muitas pessoas deixam de visitar o serviço de carreiras até quase terminarem o curso, mas é melhor se você puder trabalhar com ele desde o primeiro ano. Ele pode ajudá-lo a escolher uma carreira adequada e aconselhar o que os empregadores procuram em um novo funcionário. Certifique-se também de obter conselhos sobre o seu currículo e participar de uma sessão para praticar suas técnicas de entrevista ou avaliação. As primeiras impressões são importantes e um simples erro de ortografia ou apresentação ruim pode significar que seu currículo acaba na pilha de rejeição.

3. Mantenha um registro

É fácil esquecer tudo o que você aprendeu enquanto está na universidade. Você terá um registro de suas notas, mas também precisa ser capaz de dizer aos empregadores as habilidades que desenvolveu e como as usa. Os empregadores gostam de exemplos práticos, por isso é útil manter um registro de seu desenvolvimento pessoal, destacando as atividades nas quais você esteve envolvido e o que ganhou com elas.

4. Trabalhe duro e tire boas notas

Embora notas altas não sejam tudo, muitas organizações ainda pedem um diploma como mínimo. Verifique também se a organização solicita uma qualificação específica, pois ela o rejeitará imediatamente se você ficar abaixo dos critérios mínimos de entrada.

5. Voluntariado

As empresas gostam de empregar pessoas que doaram seu tempo gratuitamente, pois isso mostra que você está preparado para ajudar outras pessoas a tentar fazer a diferença. Você pode ser voluntário por meio da universidade ou entrar em contato com organizações locais. Se você não tem tempo para ser voluntário toda semana, pode ajudar em um projeto especial, como a reforma de um centro comunitário ou a realização de um evento de arrecadação de fundos.

6. Experiência de trabalho

Muitos estudantes trabalham meio período, mas ganhar experiência de trabalho como parte de sua graduação realmente melhora suas oportunidades de emprego. Quer seja um estágio curto ou um estágio de 12 meses, você estará ganhando experiência prática e prática. Também pode levar a empregos: um terço dos alunos empregados pelos 100 principais recrutadores de pós-graduação já trabalhou para a organização.

7. Rede

Não é o que você sabe, é quem você conhece. Participe de feiras de carreiras e apresentações de empresas para falar com as pessoas envolvidas no recrutamento de graduados. Crie também um perfil profissional nas redes sociais. O LinkedIn é a maior rede, embora possa haver outras específicas para o setor em que você deseja entrar.

8. Entenda o mercado de trabalho

Cada organização tem sua própria abordagem de recrutamento, portanto, pesquise a organização e adapte sua inscrição a ela. Os principais recrutadores de graduados podem ter datas de fechamento antecipadas antes do Natal, enquanto organizações menores que procuram graduados individuais podem querer que você comece a trabalhar quase imediatamente após terminar sua graduação. Cronometrar suas aplicações e ajustá-las aos seus exames/cursos é, portanto, importante.

9. Seja flexível e móvel

Se você estiver preparado para se mudar, aumentará o número de empregos aos quais pode se candidatar. Muitos dos grandes esquemas de trabalho irão movê-lo pela organização durante o treinamento, portanto, ser móvel é essencial para eles.

10. Seja confiante

Se você passar para os estágios posteriores de entrevistas e centros de avaliação, lembre-se de que conquistou o direito de estar lá. A empresa viu potencial em você e quer saber mais. Se você não receber uma oferta de emprego, peça feedback (retorno) sobre seu desempenho, aprenda com isso e siga em frente. Existe um trabalho para todos, você só precisa ser persistente para encontrar o certo para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!