2023 acabou de chegar e, com ele, as famosas “new year goals” (metas de ano novo). Para alguns pode ser um momento de muita ansiedade e altas expectativas, afinal, o início de um novo ano traz consigo a vontade de renovação, porém algumas metas vão sumindo da mente com o carnaval e só voltam com os jingle bells.
Hoje vamos falar mais sobre essas metas e como elaborá-las de maneira eficaz, segundo o MÉTODO SMART. O método smart diz que toda meta estabelecida deve ser:
SPECIFC (específica) = o que eu quero de fato? É claro, objetivo e sem vertentes? Lembrando que VERBO não é META.
MEASURABLE (mensurável) = posso medir minha meta em etapas, passos, nível de dificuldade, etc? Se sim, é uma meta mensurável.
ACHIEVABLE (alcançável) = ela pode mesmo ser realizada? Eu consigo?
REALISTIC (realista) = ela é necessária? Está dentro de minhas possibilidades e recursos? É algo que estou disposto a lutar? Serei diligente o suficiente para alcançá-la?
TIME BASED (baseada em tempo) = tenho um período de tempo específico para realizar essa meta? Tenho tempo necessário e específico para me dedicar à essa meta diariamente?
Vamos dar um exemplo bem comum sobre uma meta S M A R T:
- EMAGRECER 4 KG, sendo 2kg por mês, adotando uma dieta saudável em intervalos regulares de 3 horas e exercícios físicos diários, às 20h, durante dois meses
Agora uma meta não S M A R T:
- LER MAIS LIVROS
Ok, ler é interessante, porém quantos livros você pretende ler? Onde lerá? O que lerá? Em quanto tempo e quantas páginas por dia? Você comprará os livros físicos ou lerá online?
São coisas simples, porém fazem toda a diferença na hora de estabelecer uma meta realmente significativa e realizável. Agora é sua vez de criar suas metas para 2023! Não se esqueça que o importante é ter metas significativas, não muitas metas. Você consegue!