Como Estabelecer Metas Significativas (SMART)

2023 acabou de chegar e, com ele, as famosas “new year goals” (metas de ano novo). Para alguns pode ser um momento de muita ansiedade e altas expectativas, afinal, o início de um novo ano traz consigo a vontade de renovação, porém algumas metas vão sumindo da mente com o carnaval e só voltam com os jingle bells.  

Hoje vamos falar mais sobre essas metas e como elaborá-las de maneira eficaz, segundo o MÉTODO SMART. O método smart diz que toda meta estabelecida deve ser: 

SPECIFC (específica) = o que eu quero de fato? É claro, objetivo e sem vertentes? Lembrando que VERBO não é META.  

MEASURABLE (mensurável) = posso medir minha meta em etapas, passos, nível de dificuldade, etc? Se sim, é uma meta mensurável. 

ACHIEVABLE (alcançável) = ela pode mesmo ser realizada? Eu consigo? 

REALISTIC (realista) = ela é necessária? Está dentro de minhas possibilidades e recursos? É algo que estou disposto a lutar? Serei diligente o suficiente para alcançá-la? 

TIME BASED (baseada em tempo) = tenho um período de tempo específico para realizar essa meta? Tenho tempo necessário e específico para me dedicar à essa meta diariamente?  

Vamos dar um exemplo bem comum sobre uma meta S M A R T:  

  • EMAGRECER 4 KG, sendo 2kg por mês, adotando uma dieta saudável em intervalos regulares de 3 horas e exercícios físicos diários, às 20h, durante dois meses 

Agora uma meta não S M A R T:  

  • LER MAIS LIVROS 

Ok, ler é interessante, porém quantos livros você pretende ler? Onde lerá? O que lerá? Em quanto tempo e quantas páginas por dia? Você comprará os livros físicos ou lerá online?  

São coisas simples, porém fazem toda a diferença na hora de estabelecer uma meta realmente significativa e realizável. Agora é sua vez de criar suas metas para 2023! Não se esqueça que o importante é ter metas significativas, não muitas metas. Você consegue! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!