Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer as perguntas certas:
Peça para obter uma resposta
Perguntas eficazes geralmente têm respostas. Em comparação, é chamada de pergunta retórica quando alguém faz uma pergunta sem esperar uma resposta. As pessoas costumam fazer perguntas retóricas para efeito dramático ou para enfatizar um ponto. No entanto, essas perguntas raramente fornecem respostas úteis. Em vez disso, concentre-se no desenvolvimento de perguntas destinadas a receber respostas e novas informações.
Ser compreensivo
Seja compreensivo com a pessoa que está respondendo às suas perguntas. Evite fazer perguntas que levem a pessoa ao fracasso ou a posições desconfortáveis. Em vez disso, certifique-se de ter boas intenções para suas perguntas e faça-as nas configurações adequadas.
Pratique a escuta ativa
Certifique-se de que a pessoa saiba que você está ouvindo. Use dicas não verbais como acenar com a cabeça, sorrir e manter contato visual para mostrar seu envolvimento. Faça perguntas de acompanhamento para esclarecer qualquer mal-entendido e parafraseie o que eles lhe disseram para verificar o entendimento.
Usar silêncio
Use o silêncio a seu favor. Dê um tempo entre suas perguntas para permitir que a outra pessoa relaxe e se prepare para sua próxima pergunta. Isso também permite que você processe as informações recebidas e pense em perguntas de acompanhamento.
Pense em como você gostaria que fossem feitas perguntas
Considere como você deseja que outras pessoas façam perguntas. Pense em quanto tempo você gostaria de ter para considerar uma pergunta antes de fornecer uma resposta ou quanto tempo você gostaria entre as perguntas. Além disso, pense em cada pergunta que fizer. Se você acha que pode se sentir desconfortável em responder à pergunta, considere reformulá-la ou não perguntar nada.
Faça perguntas que estimulem a discussão
É importante ter uma intenção específica com sua pergunta. No entanto, também é essencial não ser tão específico ou direto a ponto de limitar as respostas que recebe. Por exemplo, evite perguntas que exijam que uma pessoa escolha entre duas opções, como “Você acha que devemos criar uma campanha de marketing por e-mail ou uma campanha de mídia social?” Em vez disso, selecione perguntas que buscam respostas semelhantes em um formato diferente, como: “Qual canal você acha que seria mais eficaz para atingir nosso mercado-alvo e o que a campanha deve incluir?”