Ser Mais Autoconfiante No Trabalho

Pessoas autoconfiantes acreditam que possuem as qualidades, habilidades e inteligência para serem bem-sucedidas – mesmo nas situações mais desafiadoras. Autoconfiantes e positivos, muitas vezes enfrentam seus medos e tendem a perseguir desafios e objetivos, por mais difíceis que pareçam. 

Ter confiança no local de trabalho pode ser crucial para o seu sucesso geral. A confiança pode torná-lo mais motivado e ambicioso, menos ansioso e estressado. Infelizmente, porém, nem todos nascem com autoconfiança e, em vez disso, devem aprender a desenvolver essa força interior. 

Além de promover seu desenvolvimento e habilidades profissionais, as seguintes estratégias fornecem etapas para ajudá-lo a aumentar sua confiança no local de trabalho: 

1. Participar de treinamento de desenvolvimento profissional 

Desenvolver as habilidades nas quais você confia para o seu trabalho pode afetar sua confiança geral. Quando você aumenta seu nível de habilidade ou desenvolve ainda mais uma habilidade específica, como aprender uma nova linguagem de codificação, se você trabalha em TI, pode melhorar a maneira como desempenha sua função e isso pode ter uma influência positiva no aumento de sua confiança. 

Considere participar de treinamento de desenvolvimento profissional ou treinamento de habilidades. Por exemplo, você pode fazer uma aula ou participar de um seminário de treinamento para aprender novas estratégias de gerenciamento de projetos, ou pode ler jornais ou livros que podem oferecer as informações necessárias para adicionar às suas qualificações. 

2. Aprenda novas habilidades 

Semelhante ao desenvolvimento de suas habilidades atuais, aprender habilidades totalmente novas ou continuar sua educação pode ter um impacto duradouro em sua confiança geral. Escolher exercitar seu desenvolvimento pode ajudar a aumentar sua confiança, permitindo que você avalie suas capacidades e motivação para desenvolver seu conhecimento. Quando você aprende uma nova habilidade, pode aplicá-la ao seu trabalho, e isso pode ajudar a aumentar sua produtividade, capacidade de se manter organizado e permitir que você assuma novas tarefas com mais confiança. 

3. Vista-se para o sucesso 

Considere seu guarda-roupa profissional e melhore sua aparência de trabalho para combinar com o que é exigido no escritório. Por exemplo, você pode ter um dress code (código de vestimenta) “business casual”, mas em vez de usar jeans, experimente um par de calças casuais. 

Vestir-se para parecer mais profissional e entrar no trabalho com uma aparência de negócios pode ajudar a influenciar a confiança que você sente ao realizar seu trabalho e interagir com seus colegas e superiores. Da mesma forma, evite vestir-se casualmente para eventos importantes como conferências, reuniões de diretoria ou outras apresentações, onde trajes formais de negócios geralmente são esperados. 

4. Saia da sua zona de conforto 

Essa estratégia de aumentar a confiança pode ser difícil de aplicar, mas deixar sua zona de conforto pode ser uma das maneiras mais eficazes de ganhar mais confiança em sua carreira. Por exemplo, talvez você sempre tenha medo de fazer apresentações para toda a equipe de vendas e marketing. Você pode sair de sua zona de conforto oferecendo-se como voluntário para fazer a próxima apresentação ou coorganizar com um colega de equipe. Se for esse o caso, você deve preparar sua apresentação. 

Você sairia totalmente da sua zona de conforto, mas focar em suas habilidades, como você faria a apresentação e a apresentação em si, em vez dos erros que você pode cometer ou se preocupar com o constrangimento, o ajudará a enfrentar esse medo e aumentará sua confiança no trabalho. 

Sair da sua zona de conforto também pode apresentar oportunidades que você poderia ter perdido. Por exemplo, avançar com sua apresentação pode apresentar um novo avanço ou oportunidade de aquisição de clientes que você poderia ter perdido se não tivesse saído de sua zona de conforto para fazer a apresentação. 

5. Imitar colegas confiantes 

Considere as pessoas bem-sucedidas que você conhece ou encontre alguém que pareça confiante e seguro de si em seu trabalho e observe seus maneirismos e como eles interagem com outras pessoas. Você pode incorporar algumas estratégias que observa colegas confiantes aplicando em suas próprias carreiras para ajudá-lo a desenvolver sua própria confiança. 

6. Estabeleça metas para si mesmo 

Definir metas de carreira de curto e longo prazo pode afetar a maneira como você percebe seus pontos fortes e sucesso. Considere definir uma meta para si mesmo para desenvolver uma capacidade geral ou uma nova habilidade. Meça ainda mais o seu sucesso, visando pequenos objetivos para ajudá-lo a alcançar seu resultado. Avaliar cada pequeno sucesso em alcançar um objetivo maior pode ajudar a aumentar sua confiança, porque você pode ver onde está aplicando estratégias eficazes para promover seu desenvolvimento. 

Por exemplo, você pode definir uma meta para aumentar sua produtividade geral no trabalho. Em seguida, você pode definir objetivos-alvo menores para ajudá-lo a atingir esse objetivo, como melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo ou focar em tarefas únicas em vez de multitarefa. À medida que você encontra cada sucesso em seu objetivo de aumentar sua produtividade, você pode se tornar mais confiante em sua competência para realizar seu trabalho com eficiência. 

7. Concentre-se em seus pontos fortes 

Concentrar-se em seus pontos fortes pode ajudá-lo a aumentar sua confiança, pois exige que você avalie seu sucesso e suas habilidades. Frequentemente, os profissionais que se concentram em aperfeiçoar seu trabalho podem se concentrar muito em pequenos erros ou erros, em vez do sucesso geral, apesar desses pequenos detalhes. 

Se for esse o caso, uma forma de reduzir essa tendência pode ser fazer uma lista de seus pontos fortes e habilidades e uma segunda lista de suas conquistas. Você pode criar o hábito diário de lê-los todas as manhãs e a qualquer momento durante o dia em que precisar de um aumento de confiança. 

8. Aprenda com seus erros 

Os erros geralmente são inevitáveis ao implementar planos de melhoria e estratégias de definição de metas. A chave é examinar seus erros e aprender com eles. É difícil aceitar o fracasso, mas o fracasso pode influenciar a forma como você aplica suas habilidades em testes futuros. 

Por exemplo, você pode ter formatado o código de um software de entrada de dados incorretamente, mas em vez de identificar o erro e começar do zero, você pode examinar onde inseriu o código do defeito e avaliar se o seu erro foi um erro descuidado ou uma falha específica código. Você pode então aprender com esse erro aplicando as informações que você coletou na autorreflexão para corrigir o erro. 

9. Elimine a linguagem negativa 

Outro fator que influencia na construção da confiança é avaliar a maneira como você se percebe. Se você acha que é excessivamente crítico consigo mesmo ou se alimenta de dúvidas regularmente, pode tomar medidas para mudar essa mentalidade. Você pode praticar técnicas de autoafirmação, como focar em todos os sucessos que teve na semana passada ou registrar em um diário as habilidades profissionais que mais admira em si mesmo. 

Continue a avaliar as melhorias positivas na carreira que você fez e continue a se elogiar quando concluir satisfatoriamente os projetos de trabalho ou quando exceder as expectativas de seu gerente. 

10. Faça perguntas 

Fazer perguntas e ser assertivo em sua autoaprendizagem pode funcionar para aumentar sua confiança em sua carreira. Considere criar o hábito de fazer pelo menos uma pergunta durante reuniões de equipe, sessões de planejamento de projetos ou conferências para ajudar a esclarecer qualquer informação que possa ser complicada para você. 

Isso pode mostrar aos membros de sua equipe e supervisores que você tomará a iniciativa quando sentir que precisa de mais orientação e, quando fizer isso como parte de sua rotina de trabalho, poderá aumentar seus sentimentos de confiança e autoestima por meio da contribuição. Da mesma forma, você pode ter colegas de trabalho que também estão trabalhando para aumentar sua confiança, e oferecer sua iniciativa para falar e fazer perguntas pode ajudar a aliviar suas ansiedades. 

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