Halloween Ao Redor Do Mundo

O Halloween pode ser um dos maiores feriados dos Estados Unidos, mas o feriado, ou versões dele, tem uma história em todo o mundo. 

Da Irlanda ao Haiti, países de todo o mundo têm seus próprios festivais celebrando a vida após a morte, e as práticas variam muito de nação para nação. 

Embora fazer trick or treats (doces ou travessuras) e se vestir como fantasmas sejam práticas comuns em países como os EUA, outros lugares têm suas próprias reviravoltas na tradição. Os cambojanos, por exemplo, renunciam completamente à doçura ou travessura para correr com búfalos. 

Da Sardenha a Londonderry, aqui estão 13 fotos que mostram como as pessoas de todo o mundo honram a vida após a morte. 

México: Dia de los Muertos 

O México e a Espanha são famosos pelo Día de los Muertos, ou “Dia dos Mortos”, que é comemorado anualmente em 1º e 2 de novembro. Os moradores se vestem como seus ancestrais e constroem altares particulares chamados “oferendas”, que usam para apresentar presentes – das caveiras de açúcar à tequila – aos mortos. 

China: O Festival do Fantasma Faminto 

O Hungry Ghost Festival é celebrado em Hong Kong e na China durante um mês inteiro, começando no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar. A celebração deste ano começou em agosto e terminou em 12 de setembro. 

As festividades incluem desfiles, óperas, queima de incenso, comida para os mortos e performances operísticas para entreter os espíritos. 

Escócia e Irlanda: Samhain 

Acredita-se que o Halloween tenha evoluído do feriado celta Samhain ; a véspera de Ano Novo Celta comemorada em 31 de outubro. Ainda é comemorada em partes do Reino Unido, como a Escócia, bem como em partes da Irlanda, e envolve adivinhação e fogueiras acesas. 

Haiti: Fed Gede 

Fed Gede, ou “Festival dos Ancestrais”, é um feriado de vodu comemorado em partes do Haiti e outras comunidades de vodu ao redor do mundo. As pessoas participam acendendo velas, viajando para os túmulos de seus ancestrais e bebendo rum com infusão de pimenta. 

Irlanda do Norte: Bancos do Foyle 

Acredita-se que a Irlanda seja onde o Halloween foi celebrado pela primeira vez. Hoje, o feriado inspira festivais e celebrações na República da Irlanda e na Irlanda do Norte. 

Londonderry é o lar do maior carnaval de Halloween da Europa – Banks of the Foyle – que oferece tudo, desde um grande desfile a uma experiência interativa de casa mal-assombrada. 

Coreia do Sul: Chuseok 

Chuseok – um festival da colheita e feriado de três dias – é comemorado no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar. É uma celebração de ação de graças, onde os sul-coreanos visitam suas cidades natais e compartilham uma festa tradicional para homenagear seus ancestrais. 

EUA: Dia das Bruxas 

O Halloween não foi amplamente comemorado nos Estados Unidos até o século 19, que viu um afluxo de imigrantes da Escócia e da Irlanda. O Halloween lá envolve muitos doces ou travessuras, fantasias assustadoras e esculturas de abóboras. 

Itália: Tutti i Morti 

O Dia de Finados é um evento religioso na Itália, onde as pessoas se lembram de seus entes queridos, mas as pessoas na ilha da Sardenha também celebram o Halloween há séculos esculpindo abóboras. Os moradores os chamam de “Concas de Mortu”, que significa “cabeças dos mortos”. 

Nepal: Gai Jatra 

Também conhecido como “Festival das Vacas”, o Gai Jatra acontece entre agosto e setembro, comemorando os entes queridos que morreram naquele ano. As famílias que perderam um parente devem participar de uma procissão por Katmandu liderando uma vaca (ou, se nenhuma estiver disponível, um menino vestido como um). Acredita-se que a vaca ajudará o falecido em sua jornada para o céu. 

Filipinas: Pangangaluluwâ 

 Doces ou travessuras são comuns nas Filipinas, mas a festa tradicional do país geralmente acontece no Dia de Finados, em 1º de novembro. As crianças participam do “Pangangaluluwâ” e vão de porta em porta cantando canções em troca de doces. 

Polônia: Zaduszki 

Zaduszki — a palavra polonesa para o Dia de Finados — é comemorado em 1º de novembro. As famílias colocam lanternas, coroas e pequenos presentes nos túmulos de seus parentes em uma celebração solene. 

Japão: Obon 

Obon no Japão é um festival budista que dura três dias, e sua data de início varia de meados de julho a meados de agosto. Homenageia os espíritos dos antepassados locais com peregrinações a sepulturas e locais associados à história de uma família, e inclui ainda uma série de danças cerimoniais como parte das festividades. 

Camboja: Pchum Ben 

Pchum Ben é um festival religioso de 15 dias que presta homenagem aos ancestrais dos cambojanos, culminando em 2 de outubro deste ano. 

As pessoas celebram acendendo velas para seus ancestrais, festejando com suas famílias e participando de corridas de búfalos. Antes do último dia, os monges cantam durante a noite para sinalizar a abertura dos portões do Inferno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!