Will Smith deu um slap (tapa) na cara de Chris Rock no stage (palco) do Oscar depois que o comediante fez uma piada sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith.
“Jada, mal posso esperar por GI Jane 2”, disse ele, em uma aparente referência ao seu penteado raspado – resultado da condição de queda de cabelo alopecia.
Smith entrou no palco e bateu em Rock antes de retornar ao seu lugar e gritar: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”.
Mais tarde, ele se desculpou com a Academia.
Em um discurso tearful (choroso) de aceitação de melhor ator, ele também disse que queria se desculpar com todos os seus colegas indicados. Não houve um pedido de desculpas específico para Rock.
A estrela ganhou o primeiro Oscar de sua carreira por interpretar o pai das lendas do tênis Venus e Serena Williams em Rei Richard.
“Art imitates life” (“A arte imita a vida”), disse ele. “Eu pareço o pai maluco, assim como eles disseram sobre Richard Williams. Mas o amor vai fazer você fazer coisas malucas.”
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, tuitou que “não tolera violência de nenhuma forma”.
A piada de Rock se referia ao filme GI Jane, de 1997, no qual Demi Moore interpretou o papel-título com um corte de cabelo severo.
Pinkett Smith rolled her eyes (revirou os olhos) com o comentário, enquanto Smith parecia inicialmente rir e bater palmas antes de ser visto no palco, caminhando até Rock.
O comediante pareceu stunned (atordoado) logo após o incidente, mas disse ao público: “Essa foi a maior noite da história da televisão”.
Ele ainda não se pronunciou sobre o que aconteceu.
O Departamento de Polícia de Los Angeles disse mais tarde à Variety que Rock “se recusou a registrar um boletim de ocorrência” após o evento.
Após o incidente, Rock entregou o prêmio de melhor documentário, razão pela qual ele estava no palco.
De acordo com Scott Feinberg, do The Hollywood Reporter, um Smith choroso precisava ser “puxado de lado e confortado” por Denzel Washington e Tyler Perry.
O trio pode ser visto conversando em frente ao palco durante um intervalo comercial, com Washington e Perry colocando as mãos em seus ombros. O ator de A Star is Born (Nasce uma Estrela), Bradley Cooper, também foi visto ao lado de Smith e parecendo tranquilizá-lo.
Apresentando a próxima seção, Sean “Diddy” Combs disse: “Will e Chris, vamos resolver isso como uma família. Agora estamos moving on (seguindo em frente) com amor”.
O ator de Prince of Bel Air (Um Maluco No Pedaço), Smith, escreveu mais tarde no Instagram: “Você não pode convidar pessoas da Filadélfia ou Baltimore em lugar nenhum !!” – referindo-se ao seu local de nascimento Filadélfia, Pensilvânia, e Baltimore, Maryland, de onde é sua esposa de 24 anos.
Smith participou da festa do Oscar da Vanity Fair com os filhos Trey e Jaden, a filha Willow e sua esposa – sorrindo para os fotógrafos e posando com seu prêmio no tapete vermelho.
Outros convidados da festa reagiram ao incident (incidente), com o cineasta David Furnish dizendo que diz a seus filhos com Elton John “não bata em ninguém… sob nenhuma circunstância”.
Mas a atriz e comediante Tiffany Haddish defendeu Smith, dizendo que ele estava defendendo sua esposa.
Jaden Smith twittou depois que seu pai bateu em Rock: “and that’s how we do it” (“E é assim que fazemos”).
Outros membros da indústria cinematográfica criticaram Smith, com o produtor de O Último Samurai, Marshall Herskovitz, pedindo à Academia que tome medidas disciplinares contra ele e o ator de Star Wars, Mark Hamill, chamando-o de “o momento mais feio do Oscar de todos os tempos”.
Ele acrescentou: “Os quadrinhos de stand-up são muito hábeis em lidar com hecklers (provocadores). Agressão física violenta… nem tanto.”
A comediante e atriz Kathy Griffin disse que agora teme pela segurança dos comediantes.
“Deixe-me dizer uma coisa, é uma prática muito ruim subir no palco e agredir fisicamente um comediante”, disse ela. “Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o Will Smith em clubes de comédia e teatros.”
Aqui no Dolby Theatre, em Los Angeles, houve uma shocked reaction (reação chocada) dos jornalistas.
Repórteres estavam participando da tradicional coletiva de imprensa nos bastidores, mas a atenção de repente se voltou para as telas acima e para o que estava acontecendo na cerimônia.
A princípio, parecia algum tipo de armação. Smith até pareceu rir no começo depois que Rock falou sobre sua esposa parecendo GI Jane.
Jada parecia annoyed (aborrecida), mas a essa altura ainda se presumia que tudo isso fazia parte de algum tipo de rotina pré-planejada.
A dúvida começou a surgir quando Smith se levantou de sua cadeira e bateu em Rock no palco. Claro, esses caras são veteranos do cinema e da televisão e saberiam como dar um tapa falso no palco. Exceto, todo mundo estava começando a pensar, não parecia tão falso.
No momento em que Smith estava sentado em sua cadeira e gritando para Rock para “manter o nome da minha esposa fora da sua boca”, ficou claro que não era um esboço. Um profissional como Smith saberia que não deveria jogar a bomba F no palco durante uma transmissão de TV ao vivo.
Muito parecido com os Oscars anteriores que foram definidos por seus momentos virais – como a selfie em grupo de Ellen ou a confusão do vencedor de melhor filme em 2017 – agora será para sempre o Oscar em que Will Smith deu um soco em Chris Rock.
Pinkett Smith falou pela primeira vez sobre sua luta contra a perda de cabelo em um episódio de seu programa de bate-papo no Facebook, Red Table Talk, em 2018.
Ela disse: “Eu tenho tido problemas com queda de cabelo. E foi aterrorizante quando começou.”
A estrela de Viagem das Garotas (Girls Trip) disse que primeiro suspeitou que tinha alopecia depois que “punhados de cabelo” se soltaram no chuveiro.
“Eu estava tipo, ‘Oh meu Deus, estou ficando careca?’ Foi uma daquelas vezes na minha vida em que eu estava literalmente tremendo de medo”, explicou ela. “É por isso que eu corto meu cabelo e continuo a cortá-lo.”
Não foi a primeira vez que Rock fez uma piada sobre Pinkett Smith no Oscar. Ele sediou o evento de 2016, quando ela estava entre as estrelas que boicotaram a cerimônia devido à falta de diversidade nas indicações.
Naquele ano, ele disse: “Jada Pinkett Smith boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha de Rihanna – eu não fui convidado!”
Outros vencedores na cerimônia de domingo incluíram Jessica Chastain, que levou o prêmio de melhor atriz por The Eyes of Tammy Faye (Os Olhos de Tammy Faye); Jane Campion, que ganhou o prêmio de melhor diretor por The Power of the Dog (Ataque dos Cães); e o filme Coda, da Apple TV, que foi eleito o melhor filme.
Melhor atriz coadjuvante foi para Ariana DeBose por West Side Story (Amor Sublime Amor), enquanto Troy Kotsur ganhou como melhor ator coadjuvante por Coda, que também escolheu melhor roteiro adaptado.
O épico de ficção científica Duna ganhou seis prêmios no total, incluindo categorias técnicas para melhores efeitos visuais e melhor fotografia.
Smith subiu ao palco duas vezes durante a cerimônia do Oscar – uma para discordar do que Rock havia dito sobre sua esposa e, menos de uma hora depois, para receber seu primeiro Oscar.
Ao aceitar o Oscar de melhor ator por Rei Richard, ele disse que Richard Williams era um “feroz defensor de sua família” e que ele próprio estava “sendo chamado” em sua vida “para amar as pessoas e proteger as pessoas”.
Ele terminou dizendo que esperava que a Academia o convidasse de volta.