As pessoas às vezes confundem o Memorial Day (Dia do Memorial) e o Veterans Day (Dia dos Veteranos). O Memorial Day, muitas vezes chamado de “Decoration Day”, é observado na última segunda-feira de maio como uma lembrança daqueles que morreram no serviço militar dos Estados Unidos. Já o Veterans Day é observado no dia 11 de novembro em homenagem aos veteranos militares em geral.
História do Veterans Day
Em 1918, na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês, o mundo se alegrou e celebrou porque a Primeira Guerra Mundial tinha acabado.
O dia 11 de novembro de 1919 foi escolhido como o “Armistice Day” (Dia do Armistício) nos Estados Unidos. Foi um dia para lembrar os sacrifícios que homens e mulheres fizeram durante a Primeira Guerra Mundial. No Armistice Day, soldados que sobreviveram à guerra marchavam em um desfile por suas cidades natal, políticos e oficiais veteranos discursavam e realizaram cerimônias de agradecimento pela paz que haviam conquistado.
O Congresso elegeu o Armistice Day um feriado federal em 1938, vinte anos após o fim da guerra. Mas os Americanos logo perceberam que a guerra anterior não seria a última. A Segunda Guerra Mundial começou no ano seguinte e nações grandes e pequenas novamente participaram de uma luta sangrenta. Por um tempo após a Segunda Guerra Mundial, o 11 de novembro continuou a ser observado como o Armistice Day.
Então, em 1953, as pessoas da cidade em Emporia, Kansas começaram a chamar esse feriado de Veterans Day em gratidão aos veteranos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial em sua cidade. Logo depois, o Congresso aprovou uma lei apresentada pelo congressista do Kansas, Edward Rees, renomeando o feriado federal do Dia dos Veteranos. Em 1971, o presidente Nixon declarou que era um feriado federal a ser observado na segunda segunda-feira de novembro.
No Veterans Day são realizadas cerimônias e discursos, e muitas bandeiras são colocadas à mostra. Às 11 horas da manhã, a maioria dos americanos fazem um momento de silêncio, lembrando aqueles que lutaram em guerras.