Fale Inglês com mais confiança

Se você se sente inseguro quando fala inglês, você provavelmente faz uma dessas coisas sem perceber:

  • Falar em frases curtas
  • Falar muito suavemente/baixo
  • Falar muito rápido ou de maneira pouco clara

Então hoje nossas dicas são para ajudá-lo a ganhar confiança em sua habilidade de falar inglês!

Use positive self-talk (Fale com você mesmo de forma positiva)

Acredite ou não, a pessoa mais importante com quem você fala todos os dias é você mesmo! Em outras palavras: seus pensamentos importam. Então nosso primeiro conselho é falar com você mesmo de maneira positiva.

Se você não se sente confiante ao falar inglês, você provavelmente se diz coisas como: “Inglês é muito difícil e eu nunca vou melhorar.”, ou então quando você fala com outras pessoas, você diz coisas como: “Desculpa pelo meu inglês.” O problema é que se você continuar pensando e dizendo essas coisas, você certamente começará a acreditar nelas.

Ao invés de dizer essas coisas, você pode dizer a si mesmo algo como: “Estou aprendendo algo novo a cada dia e com isso estou melhorando”. Então, da próxima vez que estiver usando seu inglês, preste atenção no que você diz a si mesmo ou aos outros. Certifique-se de substituir pensamentos ou ideias negativas por melhores e mais úteis.

Speak louder and slower (Fale mais alto e mais devagar)

Muitos estudantes de inglês pensam que falar muito devagar os fazem parecer inexperientes, quando na verdade falar rápido demais pode causar mais erros. Então evite se preocupar com se você está falando muito devagar para as pessoas ao seu redor, e preste mais atenção ao que você quer transmitir. Falar mais alto de forma que todos da sala consigam te ouvir também transmitirá mais confiança.

Read out loud (Leia em voz alta)

Ler em voz alta pode ajudar a aumentar a confiança em como o seu inglês soa. Então, da próxima vez que estiver lendo um site, um livro ou outra coisa que você goste, tire alguns minutos para ler o material em voz alta.

Speak in full sentences (fale frases completas)

Quanto te fizerem alguma pergunta, ao invés de dar apenas uma resposta curta e direta, experimente adicionar mais detalhes! Por exemplo, se te perguntarem Do you like chocolate?”(você gosta de chocolate”) ao invés de simplesmente responder “Yes, I do” (sim, eu gosto), acrescente algo mais como: “Yes, I do. Actually my favorite one is dark chocolate…” (sim, eu gosto. Na realidade, chocolate amargo é o meu favorito…)

Don’t worry too much (Não se preocupe demais)

Uma das maiores barreiras à confiança em falar uma segunda língua é a preocupação constante em cometer erros. Então nossa próxima dica é: Não se preocupe demais com erros. Entenda que cometer erros é uma parte natural do processo de aprendizagem. Sim, você vai cometer erros, e até mesmo falantes nativos ás vezes cometem. Tenha em mente que o propósito de falar uma língua é se comunicar, e muitos estudantes de inglês se comunicam muito bem, mesmo com erros.

Depois dessas dicas, você com certeza soara mais confiante ao falar inglês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!