Estratégias para melhorar seu listening

A compreensão auditiva é provavelmente a tarefa mais difícil para quase todos os alunos de inglês como língua estrangeira. O mais importante é ouvir, e quanto mais, melhor! E recursos não faltam, você pode praticar o listening com músicas, séries, podcasts e atividades com exercícios que são facilmente encontradas na internet.

Estratégias de escuta:

Depois de começar a ouvir regularmente, pode ser que você ainda fique frustrado com sua compreensão. Aqui estão algumas atitudes que você pode adotar:

  • Aceite o fato de que você não vai entender tudo.
  • Fique calmo quando não entender alguma coisa – mesmo que continue tendo problemas para entender por um tempo.
  • Ouça a essência (ou ideia geral) da conversa. Não se concentre nos detalhes até que você tenha entendido a ideia principal.

A maioria das pessoas repetem o que dizem

Pense por um momento em seus amigos, família e colegas. Quando falam em sua língua nativa, eles repetem o que foi falado? Se eles são como a maioria das pessoas, provavelmente eles fazem isso. Isso significa que sempre que você ouvir alguém falando, é muito provável que ela repita a informação, dando a você uma segunda, terceira ou até quarta chance de entender o que foi dito.

Permanecendo calmo, permitindo-se não entender e não traduzindo tudo enquanto ouve, seu cérebro fica livre para se concentrar no mais importante: entender inglês em inglês.

Provavelmente, a maior vantagem de usar a Internet para melhorar suas habilidades auditivas é que você pode escolher o que gostaria de ouvir e quantas e vezes gostaria de ouvir. Ao ouvir algo de que você gosta, é provável que você conheça muito mais sobre o vocabulário necessário para falar sobre aquele assunto.

Busque as palavras-chave

Use palavras-chave ou frases-chave para ajudá-lo a compreender as ideias gerais. Se você entende “New York”, “business trip” (viagem de negócios), e “last year” (ano passado), você pode presumir que a pessoa está falando sobre uma viagem de negócios a Nova York no ano passado. Isso pode parecer óbvio para você, mas lembre-se de que entender a ideia principal o ajudará a entender os detalhes à medida que a pessoa continua a falar.

Ouça o contexto

Isso significa que você irá ligar as palavras e frases que entendeu para que possa formar um contexto que irá contribuir para sua compreensão do que foi dito. A chave para isso é se concentrar nas palavras que você entende, não nas que você não conhece.

Ouvir com frequência é a maneira mais importante de melhorar suas habilidades de escuta. Aproveite as possibilidades de listening oferecidas pela Internet e lembre-se de relaxar no processo de aprendizagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!