Quero Aprender Inglês, Mas Não Gosto De Estudar

Quando não se gosta de estudar, mas é necessário há, muitas vezes, sensação de queimação. A sensação de ser impotente. Você quer estudar, mas não consegue nem pensar direito. Você se sente sobrecarregado. Não parece que você vai aguentar por muito mais tempo. 

Se você não aprender a lidar com as experiências negativas que o incomodam durante o aprendizado do idioma, você nunca aprenderá um novo idioma. Você pode continuar tentando, mas a mesma coisa vai acontecer de novo e de novo. 

É um padrão. Você começa seu estudo todo animado, mas uma vez que a animação passa, você está no meio da realidade, e a realidade é dura… Agora, se você preparou tudo direitinho – e se educou sobre o que é preciso para aprender um novo idioma – uma grande parte da frustração é eliminada. 

O fato de não querer estudar (se desafiar a aprender algo) se deve ao fato de estarmos programados para seguir o caminho de menor resistência. Se você tomar um caminho diferente, será severamente desafiado. Todas as forças emocionais dentro de você tentarão empurrá-lo de volta para a segurança da zona de conforto. É um instinto de sobrevivência. Foi útil quando éramos homens das cavernas. Agora está impedindo você de alcançar muitas coisas que poderiam enriquecer sua vida além de sua imaginação. 

Mesmo com um forte motivos para estudar, você ainda terá que lidar com uma série de experiências internas negativas. Aqui está como você faz isso. 

1. Limite a duração de suas sessões de estudos 

Se você se sentir frustrado ou sobrecarregado durante uma sessão de estudo, é difícil desistir se tiver mais duas horas para terminar. No entanto, se você tiver apenas 15 minutos até o próximo intervalo, é mais suportável. 

Todas as outras técnicas terão muito menos sucesso se você não limitar o tempo da sessão. Ah… e se você não está convencido: os psicólogos agora dizem que você aprende melhor quando estuda em curtos períodos de tempo. Limite o tempo de sua sessão a 30 minutos por sessão – seguido de uma pequena pausa. Experimente por um tempo.  

2. Não se concentre nos resultados 

Você está com dor – em um estado negativo. Este não é o momento de avaliar a si mesmo nem ao seu progresso no aprendizado do idioma. Não exija melhorias nesta sessão. Basta completá-lo. Esse é o seu objetivo. Continue assim até que seu tempo acabe. Se você cometer o erro de julgar seu progresso quando estiver frustrado, chegará a conclusões irreais e negativas. 

Não exceda seus limites. Não se estresse com os resultados. Os resultados vêm lentamente. Eles levam tempo. Por enquanto, tudo em que você se concentra é terminar seu tempo de estudo. 

3. Um momento para você 

Reserve um minuto para si mesmo. Feche os olhos e se lembre de: 

  • Verdades sobre aprender um idioma (por exemplo: sem um desafio não podemos aprender) 
  • Para que você está fazendo isso (o objetivo do seu estudo e seu motivo orientado a eventos) 
  • Citações inspiradoras 

Lembre-se deles antes de cada sessão e sempre que ficar preso. Não descarte esta técnica por ser muito ‘espaçosa’. Não vai fazer você milagrosamente falar um novo idioma apenas fazendo isso. Mas garante que você comece cada sessão com a mentalidade certa. 

4. Aceite Emoções Negativas 

Quando suas forças internas negativas o sobrecarregam, você precisa aceitá-las. Se você puder fazer isso, eles diminuirão o controle sobre você. Você os sentirá menos e eles não mais lhe darão ordens. Você pode fazer o que você quiser, apesar dos sentimentos negativos. Aceite-os e deixe-os ser. 

5. Varie seu ambiente de estudo 

Uma das técnicas mais eficazes é variar meu ambiente de estudo. Em outras palavras, escolha um local de estudo diferente. Não continue aprendendo seu novo idioma no mesmo lugar antigo. Mantenha-o novo. Não é apenas um excelente método para vencer o blues (tristezas) do estudo da linguagem; você realmente aprenderá melhor se fizer isso. Simplesmente alternar a sala onde você estuda melhora a retenção de memória. 

6. Ande um passo de cada vez 

Quando você está lutando contra a frustração, você pode sentir essa energia em seu corpo. Você precisa queimá-la. Coloque o Spotify para tocar, levante-se e caminhe. Sim, basta passear um pouco enquanto você continua estudando. É um truque eficaz para reduzir as emoções que o incomodam. 

7. Altere seu material de estudo 

Se você está apenas começando, se concentre mais no que já sabe, mas pode ser muito reconfortante mudar um pouco. Então, pegue seu livro de vocabulário ou um jornal em Inglês e faça outra coisa por um tempo. Pode evitar o tédio e a frustração. 

8. Vá para fora 

Se você sente a necessidade de desabafar, por que não sai um pouco? É bom respirar um pouco de ar fresco. Basta levar seu smartphone com você para continuar estudando. 

Observação: se você não quiser falar em voz alta, não poderá registrar esse tempo como tempo de estudo. Não se engane. Apenas ouvir algo em Inglês é bom, mas você não pode considerá-lo como aprendizado de idioma pesado. 

9. Recompense sua criança interior 

Grande parte de nossa frustração e lamentação se originam de dentro de nós. Não somos tão maduros quanto pensamos que somos. Então, como você faz uma criança fazer algo que ela não gosta? Certo, você a recompensa. 

Recompense-se por completar seu tempo de estudo. A recompensa pode ser assistir ao seu programa de televisão favorito, comer um pedaço de chocolate ou o que você quiser. 

Há, é claro, outras coisas que você pode fazer para diminuir sua ansiedade no estudo. Se você é uma pessoa autocrítica, pode experimentar mais. Se não, você precisa ser um pouco mais disciplinado em seus métodos. É fácil sair da pista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!