Passageiros aéreos nos EUA estão removing (removendo) suas máscaras de proteção contra Covid-19 depois que um juiz federal decidiu que o mandato do governo de máscaras em aviões comerciais era ilegal.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças haviam insisted (insistido) anteriormente que as regras das máscaras permanecessem em vigor até 3 de maio, mas o juiz da Flórida derrubou essa diretiva na segunda-feira.
Airlines (As companhias aéreas) já começaram a relaxar os requisitos de máscara, mas não sem alguma confusão inicial.
Então, quais são as novas regras? Eles se aplicam a viagens internacionais? Quão seguro é voar sem máscara? Aqui estão as respostas para algumas das principais perguntas.
Quais são as novas regras para voar com máscaras nos EUA?
A maioria das principais companhias aéreas dos Estados Unidos tornou o uso de máscaras optional (opcional) após a última decisão legal, embora alguns tenham dito que as máscaras podem ser necessárias ao voar ou chegar a determinados destinos.
Após a nova decisão, a Administração de Segurança de Transportes (AST) do governo diz que não aplicará o uso de máscaras em transportes públicos ou hubs.
As companhias aéreas aplicaram suas próprias regras de máscara no passado, antes que o mandato fosse aplicado, mas a maioria agora rescinded (rescindiu) a exigência.
Quais companhias aéreas tornaram as máscaras opcionais?
As principais companhias aéreas dos EUA anunciaram na segunda-feira que as máscaras agora são opcionais em suas aeronaves.
Delta Air Lines, American Airlines, United Airlines, Southwest Airlines, Alaska Airlines, JetBlue, Spirit Airlines, Frontier Airlines, Allegiant Air, Hawaiian Airlines e Sun Country Airlines deixaram de exigir coberturas faciais.
Isso significa que passageiros e crew members (tripulantes) dessas transportadoras não são mais obrigados a usá-los em voos domésticos no momento.
Incerto. A remoção do mandato foi um desenvolvimento abrupto depois que a juíza distrital dos EUA Kathryn Kimball Mizelle revogou o mandato.
Mais tarde, um funcionário do governo Biden confirmou que a ordem não entraria em vigor enquanto a decisão estiver sendo revisada. Não se sabe imediatamente quanto tempo essa revisão será e o que resultará dela.
“As agências estão reviewing (revisando) a decisão e avaliando os possíveis próximos passos”, disse o funcionário do governo Biden na noite de segunda-feira. “Enquanto isso, a decisão judicial de hoje significa que a ordem de mascaramento de transporte público não está em vigor no momento”.
Os requisitos de máscara para viajantes dos EUA foram inicialmente aplicados pelas principais companhias aéreas na primavera de 2020, antes de serem obrigatórios pelo governo federal em fevereiro de 2021 para aviões e outros métodos de transporte público.
Ainda posso usar uma máscara se eu quiser?
Sim. Os passageiros ainda podem usar uma máscara a bordo de aeronaves, se preferirem fazê-lo. However (No entanto), o uso de máscara não é required (exigido) pela lei federal enquanto a decisão estiver sendo revisada.
Estou medicamente vulnerável, o que devo fazer?
De acordo com a analista médica da CNN, Dra. Leana Wen, médica de emergência e professora de política e gestão de saúde na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington, uma “máscara de alta qualidade” como N95, KN95 ou KF94 continua sendo uma ferramenta importante quando se trata de reduzir o risco de infecção, principalmente em espaços públicos internos.
“Minha recomendação é que pessoas immunocompromised (imunocomprometidas) devem se mascarar quando estiverem dentro de casa em torno de pessoas com status de vacinação desconhecido”, disse Wen à CNN Health no mês passado.
“Outros devem decidir com base no quanto desejam evitar contrair o Covid-19 e na importância de serem desmascarados”.
Ainda preciso usar máscara para voos internacionais?
Isso provavelmente dependerá da companhia aérea e/ou do destino para o qual você está viajando.
A United Airlines divulgou um comunicado na segunda-feira declarando que as máscaras não seriam necessárias em “voos internacionais selecionados”, enquanto a American Airlines observou que as máscaras podem ser necessárias “de certos locais internacionais com base nos requisitos do país”.
Mesmo que não sejam obrigatórios a bordo, ainda podem ser exigidos ao desembarcar em destinos internacionais. É aconselhável verificar com as companhias aéreas antes de voar.
Qual é o conselho médico sobre o uso de máscara?
Especialistas em saúde pública recomendam que as pessoas usem máscaras que ofereçam o nível mais eficaz de proteção, especialmente as N95.
De acordo com Erin Bromage, professora associada de biologia da Universidade de Massachusetts Dartmouth, ao contrário das coberturas faciais, os N95s são capazes de filtrar grandes droplets (gotículas), bem como os aerossóis menores ou partículas potencialmente carregadas de vírus transportados pelo ar se pessoas infectadas estiverem por perto.
Os respiradores N95 aprovados pelo NIOSH podem filtrar até 95% das partículas no ar se estiverem devidamente ajustados.
Embora os KN95s e KF94s também sejam considerados de alto nível de proteção, a principal diferença é que os EUA testam, certificam e regulamentam os especialistas em saúde pública dos N95s.
Embora os fabricantes na China testem os KN95s, eles não atendem aos padrões regulatórios dos EUA e o governo do país não tem um órgão regulador que os valide, de acordo com Aaron Collins, professor emérito da Escola de Engenharia da Universidade Mercer e engenheiro mecânico com formação em ciência aerossol. Enquanto isso, os KF94s são regulamentados pelo Ministério Coreano de Segurança Alimentar e Medicamentosa.
“Se eles são feitos de acordo com o padrão e certificados pelos conselhos apropriados em seu país, todos fazem basicamente a mesma coisa”, diz Bromage.
Qual é o risco de pegar Covid durante o voo?
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (AITA) afirmou anteriormente que o risco de contrair Covid-19 a bordo de um voo é muito baixo, mesmo considerando a variante Omicron, que “parece ser mais transmissível do que outras variantes em todos os ambientes”.
No entanto, it’s worth noting (vale ressaltar) que o uso obrigatório de máscaras foi considerado um dos fatores que contribuíram para isso, juntamente com a qualidade do ar a bordo de aviões a jato modernos, que são atualizados regularmente, e o fato de os passageiros estarem todos voltados para a mesma direção em uma aeronave.
No mês passado, Linsey Marr, especialista em transmissão de doenças infecciosas por meio de aerossóis, disse à CNN por e-mail que abandonar o mandato da máscara faria sentido “enquanto os casos permanecerem baixos”.
“Há uma chance menor de que alguém infectado esteja no avião. E sabemos que os aviões têm excelente ventilação e filtragem, o que ajuda a reduzir o risco de transmissão em um avião”, disse Marr, professor da Virginia Tech.
Sanjay Gupta, da CNN, diz que, devido à rápida troca de ar, a maioria dos aviões são ambientes seguros, mas o risco real das viagens aéreas é quando passam pelos terminais e outros espaços fechados.