O que é a técnica pomodoro?
A técnica pomodoro é uma estrutura de gerenciamento de tempo que melhorará seu foco e produtividade. Isso o encoraja a trabalhar dentro do tempo que você tem, em vez de lutar contra isso.
Você terminará cada dia com uma sensação de realização, não fazendo nada além de trabalhar em blocos de 25 minutos (chamados sessões de pomodoro), seguidos de intervalos de 5 minutos.
A técnica pomodoro é popular entre freelancers que desejam controlar o tempo, estudantes que desejam estudar de forma mais eficaz e qualquer pessoa que queira melhorar no trabalho ou em seus projetos pessoais.
A técnica pomodoro é simples, mas muito eficaz.
Por que o tomate?
Pomodoro é a palavra italiana para tomate. A técnica do pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirillo como estudante universitário, quando usou um cronômetro de tomate para medir suas sessões de 25 minutos. Esses intervalos ficaram conhecidos como pomodoros e a técnica se tornou seu homônimo.
Como funciona a técnica pomodoro?
1. ESCOLHA A TAREFA
Sabe aquela tarefa que você está tentando fazer há tempos? Comece por ela.
2. FOCO
Minimize as distrações. Feche e-mails, feche as redes sociais, ligue o telefone, não perturbe, feche a porta. Aprender a gerenciar distrações é uma das principais habilidades que a técnica pomodoro vai te ensinar, afinal são apenas 25 minutos.
3. INICIAR
Escolha uma tarefa, inicie um cronômetro de 25 minutos e comece a trabalhar. Ao usar a técnica pomodoro, não há o conceito de pausa, mantenha a tarefa escolhida para a sessão completa e observe as distrações às quais você precisa voltar.
4. PAUSA CURTA
Sessão concluída. Afaste-se de sua mesa por cinco minutos, limpe sua mente, estique as pernas ou pegue um refresco.
5. REPITA
Inicie o cronômetro novamente para outra sessão. Essa será a segunda de quatro sessões.
6. PAUSA LONGA
Após a quarta sessão, faça uma pausa de 20 minutos e volte completamente revigorado.