Como Treinar Seu Cérebro Para Pensar Em Inglês

Quando você começa a aprender um novo idioma, é normal ter preocupações, como exames. Talvez você tenha estudado Inglês no ensino médio sem outro objetivo além de tirar uma boa nota, sem se importar com o país, o idioma ou as pessoas. Outra preocupação é com a fluência. 

O termo fluência é muito ambíguo, pois não há escala para medir a fluência. Por exemplo: Você pode ser excelente conversando sobre situações de negócios, ter um vocabulário extenso, mas não saber nomear muitos animais. 

O fato é que, para saber se está falando bem, é necessário chegar à language changing (mudança de idioma). O que é a troca de idioma? 

É como sentir que, inesperadamente, você tem um botão no cérebro. Quando você pressiona, você pode obter pensamentos diretos para o seu idioma de destino. Isso não é o mesmo que ser fluente, porque você pode chegar ao ponto de ser capaz de apertar o botão antes de ser fluente. Você pode estar feliz falando (ou escrevendo) em Inglês e de repente uma das palavras que você quer dizer simplesmente não está lá. Depois disso você passa a pensar sobre uma palavra adequada por horas. 

Mudar de idioma te dá a certeza de pelo menos ser capaz de interagir com os native speakers (falantes nativos) e parar de se sentir deslocado. Talvez você tenha que parar no meio de uma frase e olhar seu dicionário, ou perguntar em algum idioma comum, ou simplesmente apontar o dedo para algo e fazer mímica. Mas como você chega lá? 

A troca de idioma não é construída, ela é treinada. A prática perfeita leva à perfeição. Continue praticando frases padrão.  

Você também pode usar flash cards (cartões usados para exercitar a memória) para praticar a conjugação de verbos. Por exemplo: escreva no lado em branco de um a conjugação do “to be” (ser, estar) e coloque-o no bolso. Sempre que você tiver alguns segundos livres, como esperar na fila para pagar na loja ou esperar o semáforo ficar verde (como um pedestre), dê uma olhada e repita-os para si mesmo. Você ficará surpreso com a facilidade com que esses fios se conectam ao seu cérebro. 

Você pode estender essas técnicas de prática “baratas e fáceis” para coisas mais difíceis, como formas condicionais, futuro, cores, números e qualquer outra coisa. Jogue alguns dados e diga o número que apareceu. Conte seu dinheiro em sua carteira ou conta em Inglês. Planeje seu fim de semana em Inglês. Seja criativo! Se o que você realmente quer é ser capaz de se comunicar, ser brincalhão é uma obrigação. Isso é especialmente importante se você estiver tentando passar em um exame! 

Tenha em mente que a prática perfeita leva à perfeição. Você deve tentar pronunciar as palavras corretamente e (se necessário) ter uma ideia clara de como elas são escritas. E misturar diferentes tipos de exercícios também ajudará: mantenha uma pilha de verbos à disposição e escolha um diferente todas as manhãs! 

Faça um pouco disso todos os dias e, mesmo sem perceber, poderá gerar frases sem esforço, seja para falar ou escrever. Leia um pouco diariamente e o futuro com a sua língua não poderia ser mais brilhante. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!