Dicas Para Ter Uma Semana Mais Produtiva

Dessa vez o blog está diferente! Vim falar diretamente para vocês que acompanham o blog da y’all e possuem uma vida agitada, assim como eu.  

Minha rotina como teacher é bem puxada. Alguns podem até falar “ah, mas você trabalha home office, é fácil”, porém não é. Criar uma rotina que seja produtiva e que não me faça sucumbir ao desânimo e à ansiedade foi desafiador, mas hoje em dia está muito melhor, então vim compartilhar algumas coisas que me ajudaram e que podem ajudá-los também. Seja no home office, no trabalho presencial ou nos estudos.  

  1. Se você não começa a rotina na segunda, dificilmente cumprirá os outros dias. É muito importante ter um planejamento das coisas que você vai fazer na semana aos domingos, para que você consiga estabelecer os horários certos para todos os seus afazeres e não se perca depois. Ao fazê-lo, é extremamente importante realizá-lo às segundas, pois isso te dá uma sensação de “vai dar certo”, e te incentiva a continuar a rotina nos dias seguintes. Quando o planejamento não é executado, pode bater um desânimo e fazer tudo desandar. Para mim funciona ter um schedule online que anoto todos os meus afazeres e aulas. Para você pode ser escrever em um papel e colar no espelho, ou até mesmo escrever em um quadro. Independente do resource (recurso), é muito importante anotar. 
  1. Comece o dia com um banho. Gente, isso faz toda a diferença! Minha primeira aula na segunda-feira inicia-se às 6 horas da manhã! O banho matutino te ajuda a despertar, reativa a circulação sanguínea, te ajuda a meditar sobre o que, como e quando fazer uma tarefa e te faz compreender que o dia começou, além de ser um hábito de higiene importante. Nós suamos muito enquanto dormimos, então precisamos tomar banho, ou você não toma banho depois da academia? Qual a diferença entre as duas sudoreses?  
  1. Coloque um “check” (expressão semelhante a “feito”) ao lado de cada tarefa de seu planejamento semanal assim que cumprida. Isso te dará uma sensação de realização e te deixará empolgado para continuar. Ao final do dia, se dê uma recompensa. Todo esforço merece um prêmio, se não se torna algo entristecedor. Minha recompensa é assistir um filme comendo coisinhas diferentes com minha família. Me sinto realizada e com sensação de dever cumprido. 
  1. Evite distrações, especialmente as redes sociais. Claro que, durante o dia, você se sentirá cansado e entediado, então pode usar as redes sociais como válvula de escape, porém elas podem tomar muito tempo, fazendo com que você deixe para outro dia uma tarefa que você poderia ter realizado naquele momento. Lembro-me claramente de, há um tempo atrás, achar que tinha tempo livre e pensar: “ok, são 15h52. Vou ver alguns posts até às 16h e começo a fazer o que tenho que fazer”. Quando checava as horas, eram 16h02 e eu pensava: “já era. Vou esperar até 16h15”. “16h17… vou esperar dar 16h30”. 16h45… 16h52… tinha que me preparar para a aula das 17h e deixar meu afazer para outro horário ou outro dia. Você já passou por isso? Isso tomou meu tempo até eu criar a meta de não deixar para outro horário o que eu podia fazer naquele momento. Isso me possibilitou ter mais produtividade e tempo livre para coisas mais produtivas, como estudos e cuidados pessoais. Caso esse vício seja difícil de ser abandonado, há aplicativos como Timely e My Minutes que te permitem controlar o tempo gasto em redes sociais. Pode ser uma boa alternativa. Se não der certo, o que se pode fazer é excluir os aplicativos de redes sociais que não são usados para fins de trabalho ou comunicação importante. Será difícil a princípio, mas vale a pena 
  1. Estabeleça horários para suas tarefas cotidianas. Eu, por exemplo, preciso acordar todos os dias, tomar banho, arrumar a casa, estudar e dar aula e me alimentar todos os dias. Não dá para fugir disso. Mas antigamente eu não tinha um horário estabelecido para cada coisa, o que me dava uma falsa sensação de tempo livre e me fazia fazê-los correndo por ter gastado meu tempo inadequadamente. Ao começar a colocar tempo nessas tarefas e horários pré-definidos, eu consigo me organizar de uma maneira que sobra mais tempo livre para fazer o que gosto e cuidar de minha família. É leve e menos estressante.  
  1. Meça seus afazeres em níveis de prioridade (baixa, média e alta). Imprevistos acontecem e as vezes, por mais bem planejado que seu dia seja, algum contratempo pode alterar os plans (planos), então busque resolvê-los em momentos do dia em que você deveria estar realizando um dever de prioridade baixa ou média. 
  1. Não desista na primeira tentativa. Pode ser frustrante não conseguir ser produtivo 100% da semana, especialmente se você é alguém que se exige muito e tem ansiedade, como eu, mas saiba que isso acontece com todo mundo. Se essa semana o planejamento não deu certo, tente na outra! Se não deu na outra, tente na próxima! Se não deu nas três, verifique se seus planos são adequados a sua realidade ou capacidade mental e física. Analise os empecilhos para que você obtivesse sucesso e refaça o plano. Você consegue! 

Algumas dessas dicas precisarão ser adaptadas a sua realidade, mas podem mudar sua produtividade e sua maneira de lidar com problemas internos. Não se cobre tanto, mas também não diga que está tudo bem para tudo. Me conte nos comentários quais dicas você mais gostou e se você acrescentaria alguma 

3 thoughts on “Dicas Para Ter Uma Semana Mais Produtiva

  1. Fernanda Donardi da Costa says:

    Gostei muito das dicas, preciso planejar melhor minhas semanas. Para conseguir estudar mais e fazer com que meus dias fiquem mais produtivos.
    Amei ❤️

  2. Angélica says:

    Adorei teacher!!! Também penso dessa forma, quando cumprimos os deveres da segunda-feira tudo flui melhor no restante da semana 😊 thank you for sharing with us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!