O Que Fazer Para Estudar No Exterior?

Graças a uma riqueza de informações disponíveis na Internet e à propensão das mídias sociais para inspirar, os estudantes universitários e do ensino médio desejam mais do que nunca estudar no exterior. Com a plenty (abundância) de recursos, no entanto, vem a sobrecarga de informações. Para sua sorte, não existe apenas um caminho para estudar no exterior. 

Talvez sua escola seja conhecida por seu ótimo programa de intercâmbio. Talvez você tenha conhecido alguém que se divertiu muito com uma empresa especializada em experiências imersivas. Ou talvez alguém que você segue no Instagram tenha compartilhado uma conta motivacional de sua experiência de estudo no exterior e você sabe que está destinado a experimentar por si mesmo. 

Aqui estão 10 maneiras criativas de estudar no exterior e experimentar um novo destino. 

1. Reserve um programa de estudos no exterior através de sua universidade 

Os alunos tradicionalmente estudam no exterior através de sua faculdade ou universidade. Muitas vezes considerado a maneira mais fácil de reservar um programa, os créditos de estudo no exterior são quase garantidos para atender às suas necessidades acadêmicas, e as taxas primárias geralmente estão vinculadas diretamente aos pagamentos das mensalidades. 

Além de cursos facilmente transferíveis, o programa de estudos no exterior da sua universidade também pode gerenciar logística como vistos e moradia. Falando em moradia: você sabia que muitos estudantes relatam que os custos de estudar no exterior são realmente mais baratos do que ficar no campus? 

Você pode perguntar sobre as oportunidades de studies abroad (estudo no exterior) disponíveis em sua escola entrando em contato com o conselheiro do programa no campus ou navegando no portal online de estudo no exterior da sua escola. 

2. Encontre programas de estudo no exterior por meio de um provedor terceirizado 

Assim como nem todas as escolas são criadas iguais, nem todos os programas de estudo no exterior por meio de universidades também são iguais. Se a sua universidade não tem um programa com o foco, localização ou datas que você procura, não desista e assuma que você não está destinado a estudar no exterior. 

Existem muitas empresas que trabalham no setor educacional para ajudar os alunos a passar um semestre, um ano ou um verão no exterior – independentemente da sua especialização ou escola. Essas empresas são chamadas de “fornecedores terceirizados” e são especializadas em combinar estudantes com programas de estudo no exterior em todo o mundo. Uma coisa a notar, porém: quase sempre há uma fee (taxa) de programa para seus serviços. 

Às vezes, universidades com poucas opções de estudo no exterior já estabeleceram relacionamentos com alguns provedores de programas (ou seja, seus créditos serão transferidos facilmente), portanto, verifique com seu conselheiro acadêmico ou escritório de estudos no exterior para obter recomendações.  

3. Inscreva-se diretamente em uma universidade no exterior 

Outra maneira de estudar no exterior (que muitos estudantes não pensam) é se matricular diretamente em uma universidade no exterior. Em vez de passar por um programa organizado com sua escola de origem ou de terceiros, você pode se matricular diretamente em um semestre, ano ou diploma completo em uma universidade no exterior. 

Surpreso ao saber que você pode frequentar a escola em um país diferente, mesmo que não seja cidadão de lá? Sim, muitas faculdades e universidades no exterior recebem estudantes internacionais de braços abertos! E esse é apenas um dos inúmeros benefícios da inscrição direta. 

Observe, no entanto, que se você está se candidatando a uma universidade que não oferece cursos em inglês, você já deve ter um bom conhecimento do idioma local.  Apenas make sure (certifique-se) de que os créditos da universidade internacional sejam transferíveis se você quiser concluir seu diploma em sua escola de origem. 

4. Faça um estudo independente global 

Você está trabalhando em um grande projeto ou trabalho acadêmico em sua área de especialização e os programas de estudo no exterior que você pesquisou parecem muito genéricos? Talvez este projeto possa ser essencial para a próxima fase de sua carreira acadêmica e profissional, mesmo. Se isso soa como você, um estudo independente global no exterior pode ser exatamente o que você precisa. 

Os estudos independentes geralmente são um curso aprofundado criado e concluído por um aluno sob a orientação de um patrocinador do corpo docente. Por exemplo, a Brown University tem um sistema maravilhoso estabelecido em seu site para ajudar os alunos a preencher os requisitos para um estudo independente. 

Embora esses tipos de oportunidades de estudo no exterior sejam semelhantes à reserva de um programa por meio de sua escola (você terá que entrar em contato com um professor, conselheiro acadêmico e seu escritório de estudos no exterior), eles se destacam por seu tamanho, requisitos e foco no nicho. 

5. Complemente seu aprendizado com pesquisas de campo no exterior 

Você thrive (prospera) em ambientes de aprendizado prático e não suporta a ideia de sentar em outra sala de aula (mesmo que seja em outro país)? Há um tipo especial de estudo no exterior para você. 

Perfeito para estudantes que consideram os estudos independentes globais muito exigentes, a pesquisa de campo é outro tipo de experiência de aprendizado imersiva para estudantes em potencial no exterior. Embora possa não oferecer tanto crédito acadêmico quanto os estudos em sala de aula, a experiência de campo valerá a pena. 

Considere programas que o deixarão sujo em escavações arqueológicas ou um que o ajudará a mergulhar na costa da Malásia para pesquisar a vida marinha. Independentemente do que você está procurando, provavelmente há um programa de pesquisa de campo para isso. 

6. Estagiar para crédito escolar 

Embora o estágio no exterior seja geralmente considerado o próximo passo após a faculdade para conseguir um emprego, você ainda pode estagiar no exterior para obter crédito escolar antes do dia da formatura. 

Muitas empresas ao redor do mundo oferecem estágios apenas para candidatos que podem receber crédito acadêmico, e muitas universidades ao redor do mundo podem exigir vários créditos de estágio (também conhecidos como horas de experiência) para se formar. 

Essas oportunidades de trabalho de nível pré-entrada podem não ser remuneradas, mas oferecem uma variedade de oportunidades de aprendizado ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos acadêmicos. Lembre-se: certifique-se de ter seu programa de estágio pré-aprovado para ensure (garantir) que as horas e o tipo de estágio atendam aos requisitos de crédito da sua escola de origem. 

7. Estude no exterior por meio de um intercâmbio estudantil 

Você já pensou em trocar de lugar com um estudante internacional só para ver como seria um semestre ou ano no lugar dele? 

Os programas de estudo no exterior por meio de intercâmbios estudantis geralmente são facilitados por meio de “escolas irmãs”, ou escolas que estabeleceram relacionamentos além-mar. Essas escolas aceitam um estudante de intercâmbio estrangeiro sob a condição de que a escola internacional, por sua vez, o aceite na escola deles. Quando ambos tiverem completado seu semestre ou ano, vocês voltam! 

Os programas de intercâmbio estudantil são mais comuns nas universidades, mas também podem estar disponíveis para estudantes do ensino médio. Geralmente de duração mais curta, os programas de intercâmbio do ensino médio incluem aprendizado de idiomas e imersão cultural. 

8. Comece cedo com um programa de estudos no exterior do ensino médio 

Se você quer dar um salto em suas experiências de estudo no exterior e um programa de intercâmbio não é uma opção, ir para o exterior no ensino médio ainda é uma opção popular e viável. 

Mais comum com os formandos, os programas de estudos no exterior do ensino médio estão ganhando força para ser o vice-campeão de estudar na faculdade. No ensino médio, você pode começar sua educação internacional, fazer conexões que o ajudarão na faculdade ou em sua carreira e ganhar uma perspectiva de mundo que mudará a maneira como você valoriza suas próprias experiências de vida. 

Os programas de estudos do ensino médio no exterior podem ocorrer durante o verão e as férias escolares, ou o ano inteiro! 

9. Obtenha apoio do governo federal para estudar no exterior 

Você sabia que o Departamento de Estado e as agências federais financiam oportunidades de estudo no exterior para estudantes de todas as idades? Caso esteja em uma faculdade ou universidade, você pode aprimorar sua educação e pesquisa de projetos aplicando-se em seus programas de parceria. 

10. Estude no exterior virtualmente 

Às vezes, ir para o exterior simplesmente não está nos planos, seja porque sua agenda acadêmica está muito cheia, não está no seu orçamento ou talvez haja uma pandemia global que interrompeu as viagens internacionais (né, COVID?). Mas isso não significa que “estudar no exterior” esteja fora de cogitação. 

Graças a uma série de novas tecnologias de ensino à distância, o estudo virtual no exterior é uma nova tendência que está decolando na velocidade da luz. Ao se inscrever em um programa virtual de estudo no exterior, você pode ampliar seus horizontes, fazer conexões internacionais, aumentar sua rede global e mergulhar em uma nova cultura e idioma, tudo do seu próprio sofá. Claro, você pode sentir falta de perambular pelas ruas de uma nova cidade, mas se o estudo tradicional no exterior não funcionar para você, o estudo virtual no exterior é uma ótima alternativa. Além disso, muitas vezes é um terço do custo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!