Como Usar a Leitura Para Melhorar a Fala

Portrait Of Man Reading Book at a library

Ler na cabeça não exercita seus órgãos vocais (lábios, língua e garganta). Ler em voz alta sim. Ele exercita os mesmos órgãos vocais que você exercita ao falar com alguém. Fundamentalmente, essa é a principal razão pela qual ler em voz alta melhora sua fluência. 

Quando criança, você pode ter lido em voz alta em suas aulas de inglês, mas este exercício também funciona para adultos. Funciona para qualquer nível de fluência, mas beneficiará mais os que estão no nível médio a acima da média. 

Atenção: Ler em voz alta, ou qualquer outro exercício, não pode substituir a fala para melhorar a fala. Você tem que falar para ficar melhor em falar. Ler em voz alta irá aprimorar sua fluência, mas não pode funcionar isoladamente. 

Ao ler em voz alta, não se concentre na compreensão. Tudo bem se você não entender o que está lendo. 

Sem mais delongas, ler em voz alta ajudará sua fluência das seguintes maneiras: 

  1. Traz clareza à sua voz 

Como seu vocabulário é limitado, você fala várias vezes um número limitado de palavras em suas conversas diárias. Mas quando você lê em voz alta um jornal ou um livro, cobre uma gama muito mais ampla de palavras. O que isso faz? 

Você fala uma variedade maior de sons. Seus órgãos vocais – lábios, garganta e língua – são exercitados de maneiras não exercitadas antes, o que torna sua voz mais clara. (Perceba que, embora esteja lendo em voz alta apenas em inglês, sua voz, mesmo em sua língua nativa, torna-se mais clara. Mas não há atalhos. Você precisa praticar regularmente por alguns meses antes de notar a diferença). 

Ler em voz alta também mantém o nível básico de prática para suas cordas vocais, caso você não tenha oportunidade de falar em alguns dias. Você pode não perceber isso, mas não falar Inglês por dias inteiros afetará – mesmo que de forma pequena – sua capacidade de produzir sons relevantes perfeitamente. Para dar um exemplo extremo, Zeng, um chinês, perdeu a voz depois de não falar por doze anos para evitar ser encontrado pelo assassinato que havia cometido. Suas cordas vocais, que nada mais são do que músculos, atrofiaram-se pelo não uso por tanto tempo. 

  1. Melhora sua pronúncia 

O inglês é uma língua não fonética, o que significa que as palavras em inglês não são necessariamente pronunciadas da maneira como são escritas. Por exemplo, enquanto bottle (garrafa) e buy (comprar) não são pronunciadas do jeito que estão escritas, bomb (bomba) e receipt (recibo) são pronunciados da maneira que estão escritas. É por isso que dominar a pronúncia em Inglês exige esforço. 

Ler em voz alta é um dos principais exercícios que melhoram a pronúncia. 

Ler em voz alta regularmente funciona como um quadro de revisão para a pronúncia que você está aprendendo. As palavras cuja pronúncia você aprendeu aparecerão em seu exercício de leitura em voz alta mais cedo ou mais tarde e falar em voz alta é um dos melhores exercícios para incorporar as pronúncias em sua memória de longo prazo (aqui, você está involuntariamente fazendo repetição espaçada, embora um pouco aleatoriamente). 

Pronúncias repetidas de uma nova palavra como parte de uma frase completa (durante a leitura em voz alta) ajudam você a atravessar o abismo que sente ao usar a palavra em uma conversa pelas primeiras 2-3 vezes. Você sentirá o abismo e hesitará, mesmo que tenha ouvido a pronúncia e falado algumas vezes. Para dar um exemplo, tente pronunciar tenterhooks (gancho) ou ignominious (ignominioso) ou miscreant (miserável, malfeitor…) como parte de uma frase. Você vai se sentir um pouco estranho ao pronunciá-los, mesmo que você conheça suas pronúncias de dentro para fora. Isso é porque você não as pronuncia com tanta frequência quanto, digamos, get (pegar) ou run (correr) ou beautiful (bonito). Ler em voz alta, se feito regularmente, faz isso por você. 

  1. Pode atuar como um campo de prática para outros componentes do seu discurso 

Você pode praticar o seguinte enquanto lê em voz alta: 

  • Pausas (em pontos finais e vírgulas), 
  • Entonação (a subida e descida da sua voz), 
  • Ênfase (enfatizando certas partes de uma frase) e 
  • Ritmo (lento ou rápido) do seu discurso. 
  1. Pode aumentar a confiança, reduzir a hesitação 

Aqueles que não falaram muito no passado podem aumentar sua confiança e reduzir a hesitação ouvindo a própria voz. Isso pode funcionar especialmente bem para iniciantes. 

Se suas habilidades de fala estão em um nível básico, você enfrenta um desafio. Você pode ler tão sem graça quanto um refrigerante borbulhante, pode ler cada palavra tão distintamente que soa como um robô, ou pode pronunciar muito errado, mas sem ninguém para corrigi-lo. 

Se você se enquadra nessa categoria, o ideal é começar lendo pequenos pedaços (uma ou duas frases) e verificando como você se saiu com o áudio desse texto. Tudo o que você precisa é de transcrição e áudio/vídeo, que você pode obter em audiolivros com transcrições e vídeos do YouTube com transcrições. 

Outra opção são os vídeos produzidos especificamente para esse fim. 

Com que frequência devo ler em voz alta? 

Você pode começar com uma sessão de cinco minutos por dia e depois ir para duas sessões separadas por pelo menos algumas horas. Apenas dez minutos podem funcionar bem para você, desde que você o faça regularmente. Você pode, de fato, tornar essas sessões parte de sua leitura regular, em que você tira cinco minutos para ler em voz alta. 

O que ler? 

Embora a leitura em voz alta de qualquer tipo de texto ajude, priorize os diálogos porque eles estão mais próximos das conversas reais. Então, escolha livros de ficção ou roteiros de filmes e peças, que sejam ricos em conversa, para seus exercícios de leitura em voz alta. Você pode encontrar muitos desses conteúdos gratuitamente no Google. 

 
Ao ler os diálogos em voz alta, fale como se estivesse retratando o personagem na conversa. Mostre as emoções – raiva, surpresa, choque, felicidade e assim por diante – retratando o que você está lendo. 

3 thoughts on “Como Usar a Leitura Para Melhorar a Fala

  1. John Islam says:

    It is perfect time to make some plans for the long run and it’s time to be happy.
    I’ve read this submit and if I could I want to suggest
    you some attention-grabbing issues or tips. Perhaps you could write next articles regarding this article.

    I want to read more things approximately it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!