Maneiras de Evitar a Procrastinação

É sexta-feira à tarde e o relógio está correndo. Você está trabalhando furiously (furiosamente) para concluir uma tarefa antes do prazo das cinco horas, enquanto silenciosamente se amaldiçoa por não a iniciar mais cedo. 

Como isso aconteceu? O que deu errado? Por que você perdeu o foco? 

Bem, havia as horas que você passava relendo e-mails e verificando as mídias sociais, a “preparação” excessiva, as pausas para o café e o tempo gasto em outras tarefas que você poderia ter deixado com segurança para a próxima semana. 

Soa familiar? Se sim, você não está sozinho! 

A procrastinação é uma armadilha na qual muitos de nós caímos. De fato, muitos de nós procrastina em algum grau. Embora possa ser reconfortante saber que você não está sozinho, pode ser preocupante perceber o quanto isso pode impedi-lo. 

Neste post, você verá por que isso acontece e exploramos estratégias para gerenciar e priorizar sua carga de trabalho com mais eficiência. 

A procrastinação é o mesmo que ser preguiçoso? 

A procrastinação é muitas vezes confundida com preguiça, mas são muito diferentes. 

A procrastinação é um processo ativo – você escolhe fazer outra coisa em vez da tarefa que sabe que deveria fazer. Em contrapartida, the laziness (a preguiça) sugere apatia, inatividade e falta de vontade de agir. 

A procrastinação geralmente envolve ignorar uma tarefa desagradável, mas provavelmente mais importante, em favor de uma que seja mais agradável ou mais fácil. 

Mas ceder a esse impulso pode ter sérias consequências. Por exemplo, mesmo pequenos episódios de procrastinação podem nos fazer sentir culpados ou envergonhados. Isso pode levar à redução da produtividade e fazer com que percamos nossos objetivos. 

Se procrastinarmos por um longo período de tempo, podemos ficar desmotivados e desiludidos com nosso trabalho, o que pode levar à depressão e até mesmo à perda do emprego, em casos extremos. 

Como superar a procrastinação 

Como a maioria dos habits (hábitos), é possível superar a procrastinação. Siga as etapas abaixo para ajudá-lo a lidar e evitar a procrastinação: 

Passo 1: Reconheça que você está procrastinando 

Você pode estar adiando uma tarefa porque teve que priorizar novamente sua workload (carga de trabalho). Se você está atrasando brevemente uma tarefa importante por um motivo genuinamente bom, então você não está necessariamente procrastinando. No entanto, se você começar a adiar as coisas indefinidamente ou mudar o foco porque deseja evitar fazer algo, provavelmente está. 

Você também pode estar procrastinando se: 

  • Preenche seu dia com tarefas de baixa prioridade. 
  • Deixa um item na sua lista de tarefas por muito tempo, mesmo que seja importante. 
  • Lê e-mails várias vezes sem tomar uma decisão sobre o que fazer com eles. 
  • Começa uma tarefa de alta prioridade e depois vá fazer um café. 
  • Preenche seu tempo com tarefas sem importância que outras pessoas pedem que você faça, em vez de continuar com as tarefas importantes que já estão na sua lista. 
  • Espera estar no “humor certo” ou espere o “momento certo” para realizar uma tarefa. 

Etapa 2: descubra por que você está procrastinando 

Você precisa entender as razões pelas quais está procrastinando antes de começar a enfrentá-lo. 

Por exemplo, você está evitando uma tarefa específica porque a acha chata ou desagradável? Em caso afirmativo, tome medidas para tirá-lo do caminho rapidamente, para que você possa se concentrar nos aspectos do seu trabalho que considera mais agradáveis. 

A má organização pode levar à procrastinação. Pessoas organizadas superam isso com sucesso porque usam listas de tarefas priorizadas e crie horários eficazes. Essas ferramentas ajudam você a organizar suas tarefas por prioridade e prazo. 

Mesmo se você for organizado, ainda pode se sentir sobrecarregado por uma tarefa. Talvez você tenha dúvidas sobre sua capacidade e esteja preocupado em fail (falhar), então você adia e busca conforto em fazer o trabalho que você sabe que é capaz de completar. 

Algumas pessoas temem o sucesso tanto quanto o fracasso. Eles acham que o sucesso vai levá-los a serem inundados com pedidos para assumir mais tarefas. 

Surpreendentemente, os perfectionists (perfeccionistas) muitas vezes são procrastinadores. Muitas vezes, eles preferem evitar fazer uma tarefa que eles sentem que não têm as habilidades para fazer, do que fazê-lo de forma imperfeita. 

Outra causa importante da procrastinação é a má tomada de decisão. Se você não puder decidir o que fazer, provavelmente adiará a ação caso faça a coisa errada. 

Passo 3: Adote Estratégias Anti-Procrastinação 

A procrastinação é um hábito – um padrão de comportamento profundamente arraigado. Isso significa que você provavelmente não pode quebrá-lo durante a noite. Os hábitos só deixam de ser hábitos quando você avoid (evita) praticá-los, então tente o máximo possível das estratégias abaixo para ter a melhor chance possível de sucesso. 

  • Perdoe-se por procrastinar no passado. Estudos mostram que o auto perdão pode ajudá-lo a se sentir mais positivo sobre si mesmo e reduzir a probabilidade de procrastinação no futuro. 
  • Comprometa-se com a tarefa. Concentre-se em fazer, não em evitar. Anote as tarefas que você precisa concluir e especifique um horário para realizá-las. Isso ajudará você a lidar proativamente com seu trabalho. 
  • Prometa a si mesmo uma recompensa. Se você concluir uma tarefa difícil a tempo, recompense-se com um deleite, como uma fatia de bolo ou um café da sua cafeteria favorita. E certifique-se de notar como é bom terminar as coisas! 
  • Peça a alguém para verificar você. A pressão dos colegas funciona! Este é o princípio por trás dos grupos de autoajuda. Se você não tem a quem perguntar, uma ferramenta online pode ajudá-lo a se auto monitorar. 
  • Aja a medida que avança. Enfrente as tarefas assim que elas surgirem, em vez de deixá-las se acumularem em outro dia. 
  • Reformule seu diálogo interno. As frases “precisa” e “tenho que”, por exemplo, implicam que você não tem escolha no que faz. Isso pode fazer você se sentir desempoderado e pode até resultar em autossabotagem. No entanto, dizer “Eu escolho” implica que você possui um projeto e pode fazer você se sentir mais no controle de sua carga de trabalho. 
  • Minimize as distrações. Desligue seu e-mail e mídias sociais e evite sentar perto de uma televisão enquanto trabalha! 
  • Procure fazer as coisas difíceis logo de cara, todos os dias! Tire as tarefas que você acha menos agradáveis do caminho cedo. Isso lhe dará o resto do dia para se concentrar no trabalho que você achar mais agradável. 

Se você está procrastinando porque acha uma tarefa desagradável, tente se concentrar no “jogo longo”. Pesquisa mostra que pessoas impulsivas são mais propensas a procrastinar porque estão focadas em ganhos de curto prazo. Combata isso identificando os benefícios a longo prazo de concluir a tarefa. Por exemplo, isso pode afetar sua avaliação de desempenho anual ou bônus de final de ano? 

Outra maneira de tornar uma tarefa mais agradável é identificar as consequências desagradáveis de evitá-la. Por exemplo, o que acontecerá se você não concluir o trabalho? Como isso pode afetar seus objetivos pessoais, de equipe ou organizacionais? 

Ao mesmo tempo, pode ser útil reformular a tarefa observando seu significado e relevance (relevância). Isso aumentará seu valor para você e tornará seu trabalho mais valioso. Também é importante reconhecer que muitas vezes podemos superestimar o desconforto de uma tarefa. Então dê uma chance! Você pode achar que não é tão ruim quanto você pensava, afinal! 

Se você procrastina porque é desorganizado, aqui estão seis estratégias para ajudá-lo a se organizar: 

  1. Mantenha uma lista de tarefas. Isso evitará que você esqueça “convenientemente” essas tarefas desagradáveis ou esmagadoras. 
  1. Priorize sua lista de tarefas usando o princípio urgente. Isso permitirá que você identifique rapidamente as atividades nas quais você deve se concentrar, bem como aquelas que você pode ignorar. 
  1. Torne-se um mestre do agendamento e planejamento de projetosSe você tem um grande projeto ou vários projetos em andamento e não sabe por onde começar, essas ferramentas podem ajudá-lo a planejar seu tempo de forma eficaz e reduzir seus níveis de estresse. 
  1. Enfrente as tarefas mais difíceis nos horários de picoVocê trabalha melhor de manhã ou à tarde? Identifique quando você é mais eficaz e faça as tarefas que achar mais difíceis nesses momentos. 
  1. Estabeleça metas com limite de tempo. Definir prazos específicos para concluir tarefas o manterá no caminho certo para atingir seus objetivos e significará que você não terá tempo para procrastinação! 
  1. Use aplicativos de gerenciamento de tarefas e tempo. Existem inúmeros aplicativos pensados para te ajudar a ser mais organizado. 

Se você está propenso a adiar projetos porque os considera esmagadores, tente dividi-los em partes mais gerenciáveis. Organize seus projetos em tarefas menores e concentre-se em iniciá-los, em vez de terminá-los. 

Lide com tarefas em intervalos de 15 minutos de atividade. Como alternativa, você pode criar um Plano de Ação para organizar seu projeto. Comece com tarefas rápidas e pequenas primeiro. Essas “pequenas vitórias” lhe darão uma sensação de realização e farão com que você se sinta mais positivo e menos sobrecarregado pelo projeto ou objetivo maior para o qual está trabalhando. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!