O Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício) é comemorado anualmente em 17 de março, aniversário de sua morte no século V. Os irlandeses observaram este dia como um feriado religioso por mais de 1.000 anos. No Dia de São Patrício, que cai durante a época cristã da Quaresma, as famílias irlandesas tradicionalmente attend (frequentavam) a igreja pela manhã e celebravam à tarde. As proibições quaresmais contra o consumo de carne foram waived (dispensadas) e as pessoas dançavam, bebiam e festejavam – com a tradicional refeição de bacon irlandês e repolho.
WHO WAS ST. PATRICK? (QUEM ERA SÃO PATRÍCIO?)
São Patrício, que viveu durante o século V, é o patron saint (santo padroeiro) da Irlanda e seu apóstolo nacional. Nascido na Grã-Bretanha romana, ele foi sequestrado e levado para a Irlanda como escravo aos 16 anos. Mais tarde, ele escapou, mas retornou à Irlanda e foi creditado por trazer o cristianismo ao seu povo.
Nos séculos que se seguiram à morte de Patrick (que se acredita ter sido em 17 de março de 461), a mitologia em torno de sua vida tornou-se cada vez mais arraigada na cultura irlandesa: Talvez a lenda mais conhecida de São Patrício seja que ele explicou a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) usando as três folhas de um trevo irlandês nativo, the shamrock (o trevo).
WHEN WAS THE FIRST SAINT PATRICK’S DAY CELEBRATED? (QUANDO O PRIMEIRO DIA DE SÃO PATRÍCIO FOI COMEMORADO?)
Desde por volta do século IX ou X, as pessoas na Irlanda observam o dia da festa católica romana de São Patrício em 17 de março. O primeiro desfile do Dia de São Patrício ocorreu não na Irlanda, mas na América. Os registros mostram que um desfile do Dia de São Patrício foi realizado em 17 de março de 1601 em uma colônia espanhola no que hoje é St. Augustine, na Flórida. O desfile e a celebração do Dia de São Patrício um ano antes foram organizados pelo vigário irlandês da colônia espanhola Ricardo Artur.
Mais de um século depois, soldados irlandeses com saudades de casa servindo nas forças armadas inglesas marcharam na cidade de Nova York em 17 de março de 1772 to honor (para homenagear) o santo padroeiro irlandês. O entusiasmo pelos desfiles do Dia de São Patrício em Nova York, Boston e outras primeiras cidades americanas só cresceu a partir daí.
GROWTH OF SAINT PATRICK’S CELEBRATIONS (CRESCIMENTO DAS CELEBRAÇÕES DE SÃO PATRÍCIO)
Nos 35 anos seguintes, o patriotismo irlandês entre os imigrantes americanos floresceu, levando ao surgimento das chamadas sociedades de “Ajuda Irlandesa”, como os Friendly Sons of Saint Patrick (Filhos Amigáveis de São Patrício) e a Hibernian Society (Sociedade Hiberna). Cada grupo realizaria desfiles anuais com gaitas de foles (que na verdade se tornaram populares nos exércitos escocês e britânico) e tambores.
Em 1848, várias sociedades da Ajuda Irlandesa de Nova York decidiram unir seus desfiles para formar um parade (desfile) oficial do Dia de São Patrício da cidade de Nova York. Hoje, esse desfile é o desfile civil mais antigo do mundo e o maior dos Estados Unidos, com mais de 150.000 participantes. A cada ano, cerca de 3 milhões de pessoas fazem fila na rota do desfile de 2,4 quilômetros para assistir à procissão, que leva mais de cinco horas. Boston, Chicago, Filadélfia e Savannah também comemoram o dia com desfiles envolvendo entre 10.000 e 20.000 participantes cada. Em 2020, o desfile da cidade de Nova York foi um dos primeiros grandes eventos da cidade a ser cancelado como resultado da pandemia do COVID-19; foi novamente cancelado em 2021.
THE IRISH IN AMERICA (OS IRLANDESES NA AMÉRICA)
Até meados do século 19, a maioria dos imigrantes irlandeses na América eram membros da classe média protestante. Quando a Grande Fome da Batata atingiu a Irlanda em 1845, cerca de 1 milhão de católicos irlandeses pobres e sem instrução começaram a chegar aos Estados Unidos para escapar da fome.
Despised (Desprezados) por suas crenças religiosas estrangeiras e sotaques desconhecidos pela maioria protestante americana, os imigrantes tiveram dificuldade em encontrar até mesmo empregos braçais. Quando os irlandeses americanos nas cidades do país saíram às ruas no Dia de São Patrício para celebrar sua herança, os jornais os retrataram em desenhos animados como macacos bêbados e violentos.
Os irlandeses americanos logo começaram a perceber, no entanto, que seu número grande e crescente os dotava de um poder político que ainda precisava ser explorado. Eles começaram a se organizar, e seu bloco eleitoral, conhecido como “green machine” (“máquina verde”), tornou-se um importante voto decisivo para aspirantes a políticos. De repente, os desfiles anuais do Dia de São Patrício tornaram-se uma demonstração de força para os irlandeses-americanos, bem como um evento obrigatório para uma enorme quantidade de candidatos políticos.
Em 1948, o presidente Harry S. Truman participou do desfile do Dia de São Patrício na cidade de Nova York, um momento de orgulho para muitos irlandeses americanos cujos ancestrais tiveram que lutar contra estereótipos e preconceitos raciais para encontrar aceitação no Novo Mundo.
SAINT PATRICK’S CELEBRATIONS AROUND THE WORLD (CELEBRAÇÕES DO DIA DE SÃO PATRÍCIO AO REDOR DO MUNDO)
Hoje, pessoas de todas as origens comemoram o Dia de São Patrício, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Embora a América do Norte seja o lar das maiores produções, o Dia de São Patrício é comemorado em todo o mundo em locais distantes da Irlanda, incluindo Japão, Cingapura e Rússia. As receitas populares do Dia de São Patrício incluem soda bread (pão de soda) irlandês, carne enlatada e repolho. Nos Estados Unidos, as pessoas costumam usar verde no Dia de São Patrício.
Na Irlanda moderna, o Dia de São Patrício tem sido tradicionalmente uma ocasião religiosa. Na verdade, até a década de 1970, as leis irlandesas exigiam que os pubs fossem fechados em 17 de março. A partir de 1995, no entanto, o governo irlandês iniciou uma campanha nacional para usar o interesse no Dia de São Patrício para impulsionar o turismo e mostrar a Irlanda e a cultura irlandesa para O resto do mundo.
WHAT DO LEPRECHAUNS HAVE TO DO WITH SAINT PATRICK’S DAY? (O QUE OS DOENDES TÊM A VER COM O DIA DE SÃO PATRÍCIO?)
Um ícone do feriado irlandês é o leprechaun (doende). O nome irlandês original para essas figuras do folclore é “lobaircin”, que significa “sujeito de corpo pequeno”. A crença em duendes provavelmente deriva da crença celta em fadas, pequenos homens e mulheres que poderiam usar seus poderes mágicos para servir ao bem ou ao mal. Nos contos populares celtas, os duendes eram almas mal-humoradas, responsáveis por consertar os sapatos das outras fadas.
Embora fossem apenas figuras menores no folclore celta, os duendes eram conhecidos por seus truques, que costumavam usar para proteger seu tesouro muito lendário. Os duendes têm seu próprio feriado em 13 de maio, mas também são comemorados em São Patrício, com muitos se vestindo como as fadas astutas.