Martin Luther King’s Day

Martin Luther King’s Day (dia de martin Luther King) acontece toda terceira monday (segunda-feira) do mês de janeiro; é um feriado muito importante e especial, pois celebra a vida e as conquistas de Luther King, que foi um influente líder dos direitos civis – mais conhecido por seu trabalho sobre igualdade racial e fim da segregação racial nos Estados Unidos.  

Martin Luther King nasceu em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 1929. Formou-se em teologia para seguir a carreira de minister (pastor) no ano de 1954 no Alabama. Nesta época havia muita segregação social nos Estados Unidos, especialmente nos estados do Sul, o que era motivo de grande tristeza e concern (inquietação) para Luther King, que era negro. 

Em 1955, inspirado por figuras como Mahatma Ghandi e Henry David Thoreau, King passou a protestar pacificamente, em busca dos direitos dos negros e do fim da segregação. Apoiando a ativista Rosa Parks, mulher de fibra que se recusou a ir para o banco de trás do ônibus para que pessoas brancas pudessem sentar na frente, King e milhares de negros conseguiram com que a Suprema Corte norte-americana abolisse a segregação racial nos ônibus de Montgomery.

Um marco histórico ocorreu em 1963, quando Martin Luther King liderou a marcha sobre Washington, evento que reuniu mais de 250 mil pessoas, no qual ele deu seu famoso discurso “I Have a Dream” (“Eu Tenho um Sonho”). 

 Dentre as maravilhosas palavras proferidas há: “I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character. […] This is the faith that I go back to the South with. With this faith, we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith, we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood. With this faith, we will be able to work together, to pray together, to struggle together, to go to jail together, to stand up for freedom together, knowing that we will be free one day.” (“Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter. […] Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.”). 

Em 1964, foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Nesse mesmo ano, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 

Sua luta foi interrompida por um tiro enquanto descansava na sacada de um hotel em Memphis, onde apoiava um movimento grevista dos lixeiros, porém certamente seus feitos são motivo de admiração, resistência e inspiração até hoje, e o serão eternamente. 

Feliz dia de Martin Luther King, y’all! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!