Quem aí nunca ouviu falar do Dia das Bruxas? Mais comemorado nos Estados Unidos, o Halloween fica em terceiro lugar na lista dos feriados favoritos dos americanos, e não só as crianças dress up (se fantasiam), mas os adultos também participam da brincadeira, aliás, quase metade da população adulta se veste com fastasias nessa data.
Mas, qual a origem desse dia?
O Halloween ou Dia das Bruxas é celebrado no dia 31 de outubro. Essa celebração surgiu na Europa e vem do festival Celta do Samhain, palavra que significa “fim do verão”, uma celebração do fim da temporada de colheita que começava no dia 31 e durava 3 dias. Acreditava-se que nesse dia as fronteiras entre vivos e mortos se estreitavam e os espiritos dos mortos vinham em busca de corpos a serem possuídos. Para espantar os espiritos malignos as pessoas acendiam bonfires (fogueiras) e vestiam costumes (fantasias) feitas de pele de animais. Já o nome “Halloween” é uma variação de “All Hallow’s Eve”, “Hallow” é um termo antigo para “santos” e “Eve” indica véspera, se referindo ao Dia de Todos os Santos, celebrado no catolicismo.
E de onde vem o “Trick or treat?”
Gostosuras ou travessuras tem sua origem no “souling”, em que os cristãos pobres saiam pelas vilas pedindo os chamados “soul cakes” (bolos de alma) em troca de fazerem orações pelos mortos daquela família. Tempos depois, essa prática foi adotada pelas crianças também.
Jack O’ Lantern e as abóboras
A lenda diz que Stingy Jack convidou o diabo para tomar uma bebida com ele, mas Jack não quis pagar, então convenceu o diabo a se transformar em uma moeda. Em vez de comprar a bebida, pegou a moeda e a manteve perto de uma cruz de prata em sua casa, evitando que o demônio voltasse a tomar forma. Ele prometeu deixar o diabo ir desde que deixasse Jack sozinho por um ano – e que se Jack morresse, o diabo não pediria sua alma.
Depois de um ano, Jack enganou o diabo novamente. Quando Jack morreu, Deus não o quis no céu, muito menos o diabo o aceitou no inferno, cumprindo sua promessa. Jack foi então deixado com apenas um carvão em chamas, o qual foi colocado em um nabo para que durasse mais tempo. Assim, o nabo foi usado para iluminar seu caminho enquanto vagava pela noite.
Na Irlanda e na Escócia as pessoas começaram a fazer suas próprias lanternas de nabos, beterrabas e batatas. A tradição foi levada para os Estados Unidos junto com os imigrantes que passaram a usar pumpkins (abóboras) para as lanternas.
E as bruxas?
De acordo com várias lendas, witches (bruxas) se reuniam no dia 30 e 31 de outubro em uma festa com o diabo! Elas chegavam em vassouras voadoras e jogavam feitiços nas pessoas. Elas eram muito relacionadas com os black cats (gatos pretos), e acreditava-se que elas podiam tomar a forma de um. A partir daí surgiram outras superstições referente aos gatos. Um exemplo classico é que eles dão azar, e que se você um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo mesmo caminho que veio, caso contrário, é azar na certa!
Outras tradições que fazem parte dessa data são as haunted houses (casas assombradas), carving pumpkins (esculpir abóboras) e assistir horror movies (filmes de terror).
E você, qual sua tradição de Halloween favorita? Conta pra gente nos comentários!