Por Que Devo Aprender Uma Segunda Língua?

Dado o impacto mensurável do aprendizado de idiomas no cérebro, não é surpresa que essas mudanças físicas sejam acompanhadas pela melhoria de certas outras habilidades, como comunicação, criatividade, memória e concentração. 

  1. Melhor desempenho acadêmico 

Em uma meta-análise de 20 estudos que examinam o aprendizado de idiomas e seu impacto no desempenho acadêmico, a maioria dos estudos (90%) mostrou que os alunos de idiomas têm um desempenho melhor em várias disciplinas acadêmicas do que os alunos que não estudam um segundo idioma. Aprender outro idioma também aumenta a alfabetização do aluno, o que dá aos alunos uma vantagem em disciplinas escolares básicas, como matemática e ciências. 

  1. concentração melhorada 

Apenas uma semana aprendendo um novo idioma tem um impacto positivo nos níveis de atenção e foco dos alunos. Essa melhora foi mantida com o estudo contínuo da língua de pelo menos cinco horas por semana. 

Além disso,este estudo abrangeu alunos de 18 a 78 anos, e a melhora no tempo de atenção foi observada em todas as faixas etárias. Assim, estudar um novo idioma aumentará a concentração dos alunos, independentemente da idade.

  1. Uma memória mais poderosa 

Estudar um idioma envolve habilidades de memorização (aprender novas palavras e regras), bem como recordar (produzir novas atividades de linguagem em sala de aula). Portanto, não é surpresa que as pessoas que usam regularmente um segundo idioma tenham memórias mais poderosas. 

Na verdade,pesquisa mostra que as pessoas que falam uma segunda língua regularmente têm melhor desempenho em testes de memória do que pessoas monolíngues. Não faz diferença se eles aprenderam o idioma quando criança ou como adulto. Além disso, o aprendizado de idiomas melhora a memória de curto e longo prazo, 

  1. Habilidades de comunicação mais fortes 

Os primeiros estudos sobre aprendizagem de línguas encontraram evidências de que isso aumentava a empatia dos alunos. Uma pesquisa mais recente descobriu que a empatia é uma característica fundamental para o sucesso na aprendizagem de uma segunda língua. 

Falar um segundo idioma pode ajudar a melhorar a capacidade dos alunos de ver as coisas de outra perspectiva. Por sua vez, isso pode ter um impacto positivo em suas habilidades de comunicação. 

Além disso, a prática de habilidades acadêmicas envolvidas no estudo do idioma, como a escuta ativa, pode melhorar as habilidades de comunicação dos alunos em suas vidas cotidianas. 

  1. Mais criatividade 

Crianças bilíngues exibem mais criatividade na resolução de problemas e flexibilidade do que seus pares monolíngues. O mesmo vale para os alunos de uma segunda língua. 

Pesquisadores em todo estudos diferentes descobriram que estudar um idioma parece desbloquear as habilidades criativas dos alunos. Isso pode ser o resultado dos processos de pensamento envolvidos no aprendizado de idiomas. Estes incluem tradução, mudança de idioma e estudo disciplinado, juntamente com a vontade de aprender e se adaptar. 

As habilidades de aprendizado de idiomas ajudarão os alunos em todas as áreas de suas vidas, melhorando suas habilidades mentais e ajudando-os na resolução de problemas e na tomada de decisões. Em última análise, tudo isso contribui para o enriquecimento de suas relações pessoais, sociais e profissionais. 

Então, seja você um aluno ou um professor de outros idiomas, você está desenvolvendo habilidades, exercitando seu cérebro e construindo suas reservas cognitivas toda vez que fala um segundo idioma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!