O Que Preciso Saber Sobre o Au Pair?

Se você é jovem e deseja viajar pra o exterior para aprender uma nova cultura, língua e realizar um curso, já deve ter ouvido falar sobre o programa Au Pair, mas é claro que ele pode gerar muitas dúvidas, então vamos esclarecer algumas com vocês com um Q&A (questions and answers – perguntas e respostas) com a nossa amada teacher (professora) Nathalia, que já foi Au Pair nos Estados Unidos, no estado de Virginia, por 2 anos. 

Q: Teacher Nathi, o que é o programa AuPair? Quais funções são desempenhadas durante o período de estadia no país escolhido? 

A: O programa Au Pair é indicado para quem busca uma experiência cultural de longa duração, já que ele dura, no mínimo, 1 ano. Ele pode ser renovado por mais 6, 9 ou 12 meses nos Estados Unidos. O Au Pair também está disponível em outros países, como Alemanha, França, Reino Unido, Suiça, mas cada um terá diferenças no processo, benefícios, salário, horas trabalhadas… mas, de forma geral, é um intercâmbio cultural que você vai para adquirir fluência no idioma, trabalhar com as crianças de uma família, que é chamada host family (família anfitriã) e ter convivência com ela. Você mora com a família, terá um visto e fará um curso da sua escolha, como marketing, fotografia, etc. Também há cursos em museus se você quer estudar História ou Arte. Então é um intercâmbio de estudo e trabalho. 

Q: Como funciona o processo seletivo e quais os requisitos para ser uma Au Pair? 

Teacher Nathi em NYC

A: As funções serão sempre destinadas ao cuidado com a criança, que podem ser diferentes de acordo com a faixa etária da criança. Por exemplo, minha amiga era Au Pair e ela só trabalhava com adolescente, então a função dela era mais como motorista, sabe? Ela levava-os para atividades extra curriculares, como aula de violino, aula de Espanhol… na minha função, por exemplo, eu cuidava de crianças de faixa etária menor. Um tinha 3 anos e o outro 6, então eu buscava no ponto de ônibus, os pais chegavam só após o jantar, então eu tinha que dar a janta e dar banho.  

Você precisa ser aceita em uma agência. Cada agência tem seus requisitos e critérios diferentes, por exemplo, em algumas você precisará fazer teste de Inglês, apresentar certificado de first aid (primeiros socorros), ter CNH, até mesmo certificado de natação. Não pode ter antecedentes criminais ou filhos. Cada habilidade diferente que você souber, como saber tocar um instrumento, falar outra língua ou mexer com artes, conta para o seu perfil para ser escolhido.  

Ao ser aceita pela agência você precisa montar seu perfil e lá você precisa colocar um vídeo, explicar sobre você, postar fotos com crianças, como se fosse um perfil de Facebook, para você começar a conversar com uma família. Vocês conversam por mensagem até marcar uma entrevista. Na entrevista você conhecerá a família, perguntará como será seu schedule (horário), do que as crianças gostam, o que ela espera do Au Pair, onde eles moram, e etc. Depois da entrevista, se vocês acharem que são uma boa combinação, vocês fazem um “match” (expressão que se refere a “combinar”) e só então vocês podem aplicar pro visto no consulado.  

Q: Quanto tempo dura o programa? 

 A: O programa dura, no mínimo, 1 ano, e cada país tem um tempo diferente para renovação. Nos Estados Unidos ele pode ser renovado por mais 6 meses, 9 meses ou 1 ano. 

Q: Quais são as vantagens e desvantagens de ser uma AuPair? 

A: As vantagens do programa é que tem um custo-benefício muito baixo e você já vai com tudo garantido! Você vai com sua passagem garantida, moradia e alimentação, porque a família é obrigada a pagar por isso, então o dinheiro que você ganha trabalhando lá é um dinheiro só pra você viajar. É como se você morasse com seus pais, tivesse que cuidar dos seus irmãos mais novos e recebesse uma mesada. Você não tem nenhuma obrigação financeira com a família. Muitas famílias vão emprestar um carro para você. Por exemplo, com a minha família eu tinha um carro só pra mim e não pagava gasolina. Então acho que o maior benefício do Au Pair é seu custo-benefício muito grande e que te dar muitas oportunidades de poder viajar. 

A maior desvantagem do Au Pair é que você vai morar no seu local de trabalho, o que pode ser desgastante com o tempo. Você chega e troca experiências, mas não se desliga do seu trabalho. O turno termina 18h mas continua lá. Isso era uma das coisas que mais me incomodavam. Confundiu muito a vida particular com a vida profissional. 

teacher Nathi em Washington DC

Q: Então como uma pessoa pode se preparar para esse trabalho? 

A: Acho que as melhores formas de se preparar é: psicologicamente, pois você vai estar morando com outra família, outra cultura, então é necessário um preparo psicológico muito grande, e o Inglês! Tem muita gente que vai com o Inglês básico, achando que não vai precisar, mas o que acontece? Você vai estar morando com uma família estrangeira. Já aconteceram muitos casos, com meninas que conheço, que passaram por muito aperto por causa do Inglês, pois não sabiam se comunicar com a família e a família acabou pedindo para trocar a Au Pair.  

Q: Conte uma história engraçada de seu período com sua host family! 

A: Tinha que ir ao ponto de ônibus esperar a menina mais velha. Era meu terceiro dia, eu acho. Eu não tinha um celular americano ainda, embora a família tivesse pedido um chip, ainda não havia chegado, então não podia me comunicar.  

O ônibus passou mais cedo e eu não sabia, e quando não tem ninguém esperando no ponto, eles levam a criança de volta para a escola, pois entendem que ninguém foi buscá-la. Lá estava eu esperando e nada do ônibus passar; começou a chover e eu estava com as duas crianças mais novas e elas não me obedeciam direito naquela época, então decidi voltar para casa, pegar wi-fi e mandar um e-mail para minha host mom (mãe anfitriã) avisando que o ônibus não havia passado, para ela mandar mensagem para a escola. 

A escola mandou um e-mail para a mãe informando que ninguém havia buscado a filha mais velha, e a mom entrou em desespero! Ela decidiu voltar para casa, achando que tinha acontecido alguma coisa. Ela passou pelo ponto de ônibus, que ficava na rua de cima da casa, e não viu ninguém.  

Enquanto eu caminhava para casa eu pensei: vou voltar pro ponto de ônibus. Vai que o ônibus quebrou e está chegando agora. Então voltei com as crianças para o ponto (20 a 30 minutos depois do horário normal de chegada do ônibus). Nesse meio tempo a mãe chegou em casa e não nos encontrou lá, também não nos viu no ponto de ônibus, e ligou para a polícia! 

Quando eu estava voltando para casa novamente um carro de polícia para os policiais perguntam se eu era a Nathalia e perguntou o nome das crianças para confirmar. Eles pediram para eu entrar no carro e fizeram as crianças, de 3 anos, irem também, e nos levaram até em casa. 

Chegando lá todo mundo pergunta “Nathalia, where were you?” (“Nathalia, onde você estava?”) e eu “gente, no ponto de ônibus”. Foi uma confusão, mas a mãe super entendeu, pois a culpa não foi minha. Eles tinham câmera em casa e ela viu que eu tinha saído no horário, que foi um erro da escola. Demos muita risada depois, mas foi um super aperto. 

Q: você poderia dar umas dicas para quem realmente deseja ingressar nesse programa? 

A: Converse bastante com a família antes de ir e saiba inglês. Algumas famílias não exigem o Inglês intermediário, mas é muito importante saber na hora de escolher a família, porque você vai trabalhar para eles, mas você também vai morar com eles, então o perfil precisa ser compatível, pois as diferenças, a longo prazo, vão te incomodar.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!