Perguntas Comuns Em Entrevistas e Como Respondê-las

Se você está entrando no mercado pela primeira vez, ou apenas procurando fazer uma mudança, use este guia para se preparar para sua próxima entrevista. 

Abaixo está uma lista de 10 perguntas comuns de entrevista de emprego, juntamente com técnicas de resposta que o ajudarão a ampliar suas perspectivas e, com sorte, garantir o role (cargo) que você deseja. 

1. Could you tell me about yourself and describe your background in brief? (Você poderia me falar sobre você e descrever sua experiência resumidamente?) 

Entrevistadores gostam de ouvir histórias sobre candidatos. Certifique-se de que sua história tenha um ótimo começo, um meio fascinante, e um fim que faça o entrevistador torcer para que você ganhe o emprego. 

Fale sobre um incidente relevante que o fez interessado na profissão que você está almejando e siga falando sobre sua educação. Na história, weave (narrar) juntos como sua formação acadêmica e sua paixão pelo assunto ou indústria em que a empresa é especializada, combined (junto) com sua experiência de trabalho, fazem de você grandemente adequado para o trabalho. Se você gerenciou um projeto complexo ou trabalhou em um projeto empolgante e offbeat (excêntrico), mencione-o. 

Exemplo: “Venho de uma cidade pequena, onde as oportunidades eram limitadas. Como as boas escolas eram uma raridade, comecei a usar o aprendizado online para me manter atualizado com os melhores. Foi aí que aprendi a codificar e depois consegui minha certificação como programador de computador. Depois que consegui meu primeiro emprego como codificador continuei investindo tempo em master (dominar) linguagens, ferramentas e estruturas”. 

2. How did you hear about this position? (Como você ouviu sobre essa posição?) 

Os empregadores querem saber se você está ativamente procurando sua empresa, ouviu falar do papel de um recrutador ou foi recomendado para o cargo por um funcionário atual. Resumindo, eles querem saber como você chegou até eles. 

Se alguém recomendou você para o cargo, certifique-se de dizer seu nome. Não assuma que o entrevistador já sabe sobre a indicação. Você provavelmente vai querer também acompanhar como você conhece a pessoa que te indicou. Por exemplo, se você e so-and-so (fulano) (que te recomendou) trabalharam juntos anteriormente, ou se o conheceram durante um café em um evento de networking (rede), mencione isso para dar a si mesmo um pouco mais de credibilidade. Se fulano trabalha na empresa e sugeriu que você se candidatasse ao trabalho, explique por que ele pensou que você seria o ajuste perfeito. 

Se você mesmo procurou o papel, fique claro sobre o que chamou sua atenção – você ganhará pontos extras se você puder alinhar seus values (valores) com a empresa e sua missão. Você quer convencer o gerente de contratação que você escolheu sua empresa, em vez de todas as outras empresas, por algumas razões específicas. 

Por último, se você foi recrutado, explique por que took the bait (mordeu a isca). Esse cargo pareceu excelente? Está align (alinhado) com a direção que você quer tomar sua carreira? Mesmo que você não estivesse familiarizado com a organização antes de ser recrutado, fique entusiasmado com o que aprendeu e seja honesto sobre por que você está interessado em seguir em frente com o processo. 

Exemplo: “Eu aprendi sobre a posição através do LinkedIn como eu tenho seguido a página da sua empresa por um tempo agora. Eu sou realmente apaixonado pelo trabalho que vocês realizam nas áreas X, Y e Z, então fiquei animado em aprender. As habilidades necessárias combinam bem com as habilidades que tenho, e parece uma grande oportunidade para eu contribuir para sua missão, bem como um grande próximo passo para minha carreira.” 

3. What type of work environment do you prefer? (Que tipo de ambiente de trabalho você prefere?) 

Certifique-se de fazer sua lição de casa sobre a organização e sua cultura antes da entrevista. Sua pesquisa irá salvá-lo. Seu ambiente preferido deve se alinhar à cultura de trabalho da empresa (e se não o fizer, pode não ser adequado para você). Por exemplo, você pode descobrir no site da empresa que eles têm uma estrutura organizacional plana ou que priorizam a colaboração e a autonomy (autonomia). Essas são key-words (palavras-chave) que você pode mencionar em sua resposta a esta pergunta. 

Se o entrevistador lhe diz algo sobre a empresa que você não descobriu em sua pesquisa, como: “Nossa cultura parece buttoned up (algo como “séria” ou “trancada”) de fora, mas na realidade, é uma comunidade realmente descontraída com pouca competition (concorrência) entre os funcionários”, tente descrever uma experiência que você teve que se encaixa com isso. Seu objetivo é compartilhar como sua ética de trabalho corresponde à da da organização. 

Exemplo: “Isso sounds great (parece ótimo) para mim. Eu gosto de ambientes de trabalho rápidos porque eles me fazem sentir como se eu estivesse sempre aprendendo e crescendo, mas eu realmente prospero quando estou colaborando com os membros da equipe e ajudando as pessoas a alcançar um objetivo coletivo em vez de competir. Meu último estágio foi em uma organização com uma cultura semelhante, e eu realmente gostei desse equilíbrio.” 

4. How do you deal with pressure or stressful situations? (Como você lida com pressões ou situações estressantes?) 

O empregador quer saber: você hold down the fort (segura a barra) ou desmorona sob pressão? Eles querem ter certeza de que você não terá um colapso quando a pressão se tornar intensa e prazos estiverem se aproximando. A habilidade de manter a calma sob pressão é um talento altamente valorizado. 

Compartilhe um momento em que você permaneceu calmo apesar do turmoil (tumulto). Se é uma habilidade que você está desenvolvendo, reconheça isso e inclua os passos que você está tomando para responder melhor à pressão no futuro. Por exemplo, você pode indicar que você começou uma prática de atenção plena para ajudá-lo a lidar melhor com o estresse. 

Exemplo: “Eu percebo que a situação estressante sempre vai surgir, e eu definitivamente tive que aprender a conviver ao longo da minha carreira. Acho que fico melhor a cada nova experiência. Enquanto trabalhava em um lançamento de novo produto na minha última empresa, por exemplo, as coisas não estavam indo de acordo com o plano com a minha equipe. Em vez de pointing fingers (apontar os dedos), minha primeira reação foi dar um passo atrás e descobrir algumas estratégias sobre como poderíamos resolver o problema em questão. Anteriormente, eu poderia ter entrado em pânico nessa situação, então estar calmo e recolhido foi definitivamente um passo à frente e me ajudou a abordar a situação com mais clareza.” 

5. Do you prefer working independently or on a team? (Você prefere trabalhar de forma independente ou em equipe?) 

Sua resposta deve ser informada pela pesquisa que você fez sobre a cultura da empresa e o trabalho em questão. No entanto, você deve esperar que a maioria dos ambientes de trabalho tenha algum aspecto de equipe. 

Muitas posições exigem que você trabalhe de forma colaborativa com outras pessoas diariamente, enquanto algumas funções exigem que você trabalhe por conta própria. Ao responder a esta pergunta, highlight (destaque) as melhores características de sua personalidade e como elas se encaixam nos requisitos de trabalho. Também pode ser do seu interesse responder a essa pergunta destacando as vantagens e desvantagens de ambas as situações. 

Exemplo: “Eu gosto de uma mistura dos dois. Gosto de ter uma equipe para fazer estratégias, obter opiniões diversas e procurar feedback. Mas também me sinto confortável em assumir tarefas que exigem que eu trabalhe de forma independente. Acho que faço alguns dos meus melhores trabalhos quando posso me concentrar sozinho em um espaço tranquilo, mas realmente valorizo colaborar com meus companheiros de equipe para ter as melhores ideias.” 

6. When you’re balancing multiple projects, how do you keep yourself organized? (Quando você está lidando com vários projetos, como você se mantém organizado?) 

Os empregadores querem entender como você usa seu tempo e energia para se manter produtivo e efficient (eficiente). Eles também estão procurando entender se você tem seu próprio sistema para se manter no caminho certo com o trabalho além dos horários da empresa e planos de fluxo de trabalho. Certifique-se de enfatizar que você adere aos prazos e os leve a sério. 

Discuta um instance (momento) específico quando você se manteve no caminho certo. Fale sobre a importância e urgência dos projetos em que estava trabalhando e como você alocou seu tempo de acordo. Explique como você permanece organizado e focado no trabalho na sua frente. 

Exemplo: “Estou acostumado a juggling (fazer malabarismos) com projetos no meu trabalho atual, onde muitas vezes estou me movendo entre codificar um programa de software para outro. Eu uso a técnica de timeboxing para ter certeza de que eles estão todos no caminho certo, alocando tempo no meu calendário para certas tarefas. Descobri que isso realmente me ajuda a priorizar o que precisa ser feito primeiro, e isso me responsabiliza pelas tarefas mais repetitivas do dia-a-dia pelas quais sou responsável.” 

7. What did you do in the last year to improve your knowledge? (O que você fez no último ano para melhorar seu conhecimento?) 

Esta pergunta pode surgir como resultado da pandemia. Os empregadores querem saber como as pessoas usavam seu tempo de forma diferente. Saiba que você não precisa ter medo de responder a essa pergunta se você não gastar seu tempo escovando as habilidades ou fazendo cursos. Aprendemos com qualquer experiência que temos. 

Se você passou um tempo aprimorando suas habilidades profissionais, você pode dizer o seguinte. 

Exemplo: “O tempo extra realmente me permitiu ficar por dentro de onde eu quero levar minha carreira. Li muitos jornais para acompanhar as últimas ideias da minha área, e agucei minhas habilidades fazendo alguns cursos online, como…” (e, em seguida, ser específico). 

Se você escolheu trabalhar em seu desenvolvimento pessoal, você poderia dizer algo como o seguinte. 

Exemplo: “Como todo mundo, eu também ganhei algum tempo no ano passado por não ter que viajar duas horas por dia de e para o trabalho. Decidi spend (gastar) meu tempo em coisas que amo. Então voltei a aprender a tocar violão e fazer diários. Sinto que isso me aproximou de mim mesmo e tem sido muito bom para minha saúde mental e produtividade.” 

8. What are your salary expectations? (Quais são suas expectativas salariais?) 

Antes de entrar para sua primeira entrevista, você já deve saber qual é o salário para o cargo que você está se candidatando. Você também pode perguntar às pessoas no campo, entrando em contato com sua comunidade no LinkedIn. 

Os empregadores sempre farão essa pergunta porque todas as posições são budgeted (orçadas), e querem garantir que suas expectativas sejam consistentes com esse orçamento antes de avançar. 

Lembre-se que muitas vezes é melhor discutir uma faixa salarial em vez de um número específico durante a entrevista e deixar espaço para negociação. Também é melhor errar no lado da cautela e citar um número slightly (ligeiramente) maior, pois é mais fácil negociar para baixo do que para cima. Como regra geral, aconselho não trazer à tona as perguntas sobre o salário até que seu entrevistador o faça ou trazê-lo muito cedo no processo. 

Exemplo: “Com base nas minhas habilidades e experiência e nas taxas atuais da indústria, estou olhando para um salário em torno de $____” (em seguida, preencher com a sua faixa salarial desejada e racionalidade). 

9. Are you applying for other jobs? (Você está se candidatando para outros trabalhos?) 

Os entrevistadores querem saber se você está realmente interessado nesta posição ou se é apenas uma de suas muitas opções. Simplesmente, eles querem saber se você é a melhor escolha deles. A honestidade é a melhor política. Se você está se candidatando a outros empregos, diga. Você não precisa necessariamente dizer onde você está se candidatando a menos que você tenha outra oferta. Mas eles podem querer saber onde no processo de contratação você está com outras empresas. Você também pode mencionar que está procurando actively (ativamente) ofertas se seu entrevistador perguntar. 

Exemplo: “Eu me inscrevi em algumas outras empresas, mas esse papel é realmente o que eu estou mais animado agora porque…” 

10. From your resume it seems you took a gap year. Would you like to tell us why that was? (Do seu currículo parece que você tirou um ano de folga. Gostaria de nos dizer por que foi?) 

Os anos sem trabalhar são mais populares em algumas culturas do que em outras. Em algumas profissões, os anos de lacuna podem ter uma conotação negativa (a indústria se move muito rápido e você não está atualizado). 

Deixe seu entrevistador saber que seu ano de lacuna não era sobre procrastinar sobre sua transição da infância para a idade adulta, mas que ele adicionou valor ao profissional confiante que você se tornou. Com base em que parte do mundo você está e quão comuns eles são, os empregadores provavelmente estão procurando ouvir histórias do que você fez e como suas experiências o beneficiaram e prepararam você para este cargo. 

Dê uma breve explicação de por que você decidiu buscar um ano de lacuna, em seguida, concentre-se no que saiu dele que fez uma diferença positiva para o seu futuro. 

Exemplo: “Durante meu último ano de ensino médio, eu não me sentia pronta para escolher meu caminho educacional, então fiz um curso de deserto por alguns meses para resolver meus objetivos de vida. Pode parecer um pouco aleatório, mas o tempo que passei realmente ajudou a desenvolver tantas novas habilidades — nas áreas de liderança, comunicação, (etc…). Durante esse tempo, percebi que queria me formar (declarar seu diploma) para me alinhar com minha paixão (diga o que é).” 

Para causar winning impression (impressão vencedora), você precisará responder cada pergunta com poise (equilíbrio) e paixão. Mas praticar primeiro realmente ajuda. A preparação meticulosa permitirá que você pareça confiante e no controle, ajudando a posicioná-lo como o candidato ideal quando a competição for difícil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inicie a conversa
1
💬 Precisa de Ajuda?
Olá, seja bem vindo a Y'all Idiomas! Se tiver alguma dúvida podemos lhe atender por WhatsApp! Clique para falar com um de nossos consultores!