Nunca é cedo demais para começar a aprender uma língua: é divertido, promove um desenvolvimento saudável, e os muitos benefícios cognitivos e sociais durarão uma lifetime (vida inteira). Aqui estão algumas das razões pelas quais aprender um idioma coloca seu filho em uma vantagem significativa, e como você pode ajudar — se você conhece ou não outra língua.
Benefits (Benefícios):
- Give them a head start (Dá a eles vantagem)
Crianças que aprendem outra língua antes dos cinco anos usam a mesma parte do cérebro para adquirir a segunda língua que usam para aprender sua mother tongue (língua materna). Os alunos mais jovens também são desinibidos pelo medo de cometer erros, o que às vezes é um obstáculo para os iniciantes mais velhos.
- Start early will make them go far! (Começar cedo os farão ir longe!)
O tempo que um aluno é capaz de dedicar ao aprendizado de uma língua tem uma correlação direta e positiva com o desenvolvimento cognitivo. Sequências mais longas também provide (proporcionam) a oportunidade de os alunos crescerem ao lado da linguagem e cultura adicionais, desenvolvendo uma conexão mais profunda à medida que amadurecem.
- Feed the brain (Alimenta o cérebro)
Pesquisas mostram que aprender uma segunda língua aumenta as habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e escuta, além de melhorar a memória, a concentração e a capacidade de multitarefa. As crianças proficientes em outras línguas também mostram sinais de maior criatividade e flexibilidade mental.
- Boost their academic achievement (Impulsiona sua realização acadêmica)
Os benefícios cognitivos de aprender uma língua têm um impacto direto no desempenho acadêmico de uma criança. Em comparação com aqueles sem uma linguagem adicional, as crianças bilíngues melhoraram as habilidades de leitura, escrita e matemática, e geralmente pontuam mais em testes padronizados.
- Nurture their curiosity, cultural sensitivity, smpathy, and tolerance (Nutre sua curiosidade, sensibilidade cultural, empatia e tolerância)
Crianças expostas precocemente a outras línguas apresentam atitudes mais positivas às culturas associadas a essas línguas. A experiência de aprender uma língua os apresenta ao mundo de maneiras que eles poderiam não ter experimentado.
- No matter the age (Não importa a idade)
Ao contrário da crença popular, as crianças pequenas não se confundem com a introdução de múltiplas línguas ao mesmo tempo. Eles não só navegam naturalmente em enviroments (ambientes) multilíngues, mas a aquisição de uma segunda língua no início da vida prepara o cérebro a aprender várias outras línguas, abrindo um mundo de oportunidades para mais tarde.